Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo do RJ: Castro tem 36%, e Freixo, 24%, indica pesquisa

Na disputa pelo Senado, Romário (PL) aparece em primeiro lugar, com 27%, segundo levantamento do instituto Real Time Big Data

Eleições 2022|Do R7

Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira (19) mostra o governador e candidato à reeleição Cláudio Castro (PL) à frente na corrida para o Governo do Rio de Janeiro, com 36% das intenções de voto. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece em segundo lugar, com 24%.

Em seguida, o candidato Rodrigo Neves (PDT) soma 8% das intenções de voto. Brancos e nulos são 10%, e 13% não souberam ou não responderam. Os dados são da abordagem estimulada (em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados).

O instituto ouviu 1.200 pessoas, nos dias 16 e 17 de setembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Record TV e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-06910/2022.

No cenário espontâneo, em que o nome dos candidatos não é apresentado, o atual governador continua a liderar a disputa, com 24% das intenções de voto, contra 14% de Marcelo Freixo. Rodrigo Neves aparece na terceira colocação, com 4%.

Publicidade

Entre os votos válidos, Cláudio Castro aparece com 47%, enquanto Marcelo Freixo e Rodrigo Neves têm 31% e 10%, respectivamente.

A pesquisa também perguntou em quem o eleitor votaria em caso de segundo turno. Confira todos os cenários:

Publicidade

Segundo turno  cenário 1:

Cláudio Castro (PL): 47%

Publicidade

Marcelo Freixo (PSB): 34%

Nulo/Branco: 11%

Publicidade

Não souberam/não responderam: 8%

Segundo turno  cenário 2:

Cláudio Castro (PL): 43%

Rodrigo Neves (PDT): 29%

Nulo/Branco: 18%

Não souberam/não responderam: 10%

Segundo turno – cenário 3:

Rodrigo Neves (PDT): 35%

Marcelo Freixo (PSB): 31%

Nulo/Branco: 21%

Não souberam/não responderam: 13%

Senado

Na disputa pelo Senado, Romário (PL) aparece em primeiro lugar, com 27%. Em seguida, vem o deputado federal Alessandro Molon (PSB), com 14%, seguido por Daniel Silveira (PTB) e Clarissa Garotinho (União Brasil), com 10% cada um.

Questionados sobre a gestão de Castro, 51% dos entrevistados disseram aprovar a administração, enquanto 35% desaprovam. Não sabem ou não responderam são 14%. Para 17% deles, a gestão é “ótima”. Outros 26% a classificam como “boa”. Os que consideram o governo “regular” somam 30%. Já 11% acreditam que a gestão é “ruim”, e outros 10% avaliam como “péssima”. Não souberam ou não responderam 6%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.