Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Helder Barbalho é reeleito em primeiro turno ao Governo do Pará

TSE confirmou o resultado após 73,70% das urnas apuradas; Zequinha Marinho foi o segundo colocado

Eleições 2022|Emerson Fonseca Fraga e Karla Beatriz*, do R7, em Brasília

Helder Barbalho (MDB) assumirá o segundo mandato como governador do Pará
Helder Barbalho (MDB) assumirá o segundo mandato como governador do Pará Helder Barbalho (MDB) assumirá o segundo mandato como governador do Pará

Helder Barbalho (MDB) foi reeleito ao Governo do Pará neste domingo (2) em primeiro turno, com 70,41% dos votos válidos. O resultado foi confirmado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda quando 73,70% das urnas foram contabilizadas. A vice-governadora eleita é a auditora fiscal da Fazenda Estadual Hana Ghassan Tuma, também do MDB.

Com os números já apurados, o segundo colocado foi Zequinha Marinho (PL) com 27,13%, que não tem mais condições matemáticas de alcançar Barbalho e levar a disputa para o segundo turno.

Nascido em Belém, em 1979, Helder Zahluth Barbalho tem 43 anos. Ele é formado em administração pela Universidade da Amazônia, em Belém, e especialista em gestão pública pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Barbalho vem de uma família ativa na polícia paraense. O pai, Jader Barbalho, já foi vereador, deputado estadual, deputado federal, governador, senador e ministro. Helder Barbalho ingressou na política em 1997, quando se tornou vereador por Ananindeua (PA).

Publicidade

O governador reeleito já foi deputado estadual (2003-2004) e prefeito de Ananindeua (2005-2013). No governo Dilma Rousseff (PT), ele foi ministro da Pesca e Aquicultura (2015) e ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos (2015-2016). Quando Michel Temer (MDB) assumiu a Presidência, Barbalho foi ministro da Integração Nacional (2016-2018).

Em 2018, ele foi eleito governador do Pará no segundo turno, conquistando 2.068.319 votos e derrotando o médico e policial militar reformado Márcio Miranda, na época do DEM.

Publicidade

Acompanhe todas as notícias sobre as Eleições 2022 no R7

*Estagiária do R7, sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.