Imagens com resultados de boletins de urna no exterior são compartilhadas na internet
A apuração das eleições será divulgada a partir das 17h; TSE reforçou que o anúncio de resultados preliminares é proibido
Eleições 2022|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Imagens de possíveis resultados de boletins de urnas eletrônicas para presidente da República, em países do exterior que já encerram a votação, estão circulando na internet. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a apuração das eleições no exterior só será divulgada a partir das 17h. O tribunal reforçou que não autorizou os anúncios preliminares e que vai investigar o caso para confirmar se há crime eleitoral.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF, Roberval Belinati, explicou que não é possível confirmar a veracidade das fotografias. "Não há autorização para divulgação e o TRE não se responsabiliza pelas imagens que estão circulando pela internet. Nossa orientação é que a população aguarde a divulgação oficial”, afirmou.
"Se for apurado que houve crime na divulgação dos dados, para prejudicar algum partido ou candidato, quem divulgou pode responder por crime eleitoral", explicou Belinati.
Leia também: Ministério da Justiça registra 275 crimes eleitorais na primeira hora de votação
Votos brasileiros em outros países
Cerca de 697 mil brasileiros que moram no exterior estão aptos a votar. O número de eleitores aumentou 39,21% em relação às eleições de 2018. A votação fora do Brasil ocorre em 159 cidades de 97 países e será finalizada na noite de domingo (2). Os últimos locais para a votação serão Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos, e Vancouver, no Canadá.
Os primeiros resultados de urnas eletrônicas, vindas da Nova Zelândia, chegaram ao Brasil, segundo a Justiça Eleitoral. A votação já se encerrou no país. Os boletins de urna chegaram às 2h18 deste domingo (2). A votação no exterior é organizada pela corte, com o apoio da rede consular brasileira em cada país.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.