Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022
Publicidade

Jerônimo Rodrigues (PT) é eleito governador da Bahia

Ex-secretário de educação vai ocupar o Palácio de Ondina após derrotar o ex-prefeito de Salvador ACM Neto com 52,79% dos votos válidos

Eleições 2022|Do R7


Jerônimo Rodrigues substituirá Rui Costa como governador da Bahia
Jerônimo Rodrigues substituirá Rui Costa como governador da Bahia

O ex-secretário de educação Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito neste domingo (30) para governar o estado da Bahia pelos próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o petista teve 4.480.464 votos (52,79% dos válidos), contra 4.007.023 do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil).

No primeiro turno, Jerônimo conquistou 700 mil votos a mais do que o adversário e, com 49,45% dos votos válidos, ficou próximo de encerrar a disputa logo no primeiro turno. ACM Neto foi o preferido de 40,8% dos eleitores.

Campanha de Jerônimo recebeu amplo apoio de Lula
Campanha de Jerônimo recebeu amplo apoio de Lula

Com a vitória, Jerônimo substituirá Rui Costa, também do PT, como novo morador do Palácio de Ondina. Desde 2006, a sigla não é derrotada nas disputas pelo governo baiano. Antes de Costa (2015-2022), Jaques Wagner comandou o estado por oito anos (2007-2014).

Matematicamente eleito, Jerônimo postou uma foto ao lado dos filhos nas redes sociais. "O amor venceu! Vamos seguir em frente", comemora o petista.

Publicidade

Jerônimo foi o nome escolhido por unanimidade pelo PT ao Governo da Bahia e contou com amplo apoio do ex-presidente e candidato à Presidência pelo partido, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a campanha.

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

Publicidade

Trajetória

Nascido no povoado de Palmeirinha, situado a 400 quilômetros de Salvador, Jerônimo Rodrigues iniciou a trajetória política ao ingressar no movimento estudantil enquanto cursava engenharia agronômica na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Após ter se formado engenheiro agrônomo, decidiu cursar mestrado e foi professor do DCIS (Departamento de Ciências Sociais Aplicadas) da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

Publicidade
Jerônimo Rodrigues foi secretário de Educação durante o 2º mandato de Rui Costa
Jerônimo Rodrigues foi secretário de Educação durante o 2º mandato de Rui Costa

A atuação em cargos públicos teve origem em 2007, quando atuou como assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Três anos depois, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento do estado.

Em 2011, foi convidado a fazer parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Após a experiência em Brasília, retornou à Bahia em 2014 para coordenar a campanha de Rui Costa, também do PT, ao governo baiano.

Com a eleição do aliado, foi designado para implantar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e voltou a atuar como coordenador na campanha que resultou na reeleição de Costa. No novo mandato, Jerônimo Rodrigues foi alçado ao cargo de secretário de Educação do estado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.