Eleições 2022 Keka Bagno é a primeira a ter registro de candidatura ao Governo do DF aprovado pelo TSE

Keka Bagno é a primeira a ter registro de candidatura ao Governo do DF aprovado pelo TSE

Candidata do PSOL foi oficializada para concorrer à vaga ao Buriti em 24 de julho; vice na chapa também foi aprovado pelo tribunal

Keka Bagno é a candidata do PSOL ao Governo do DF

Keka Bagno é a candidata do PSOL ao Governo do DF

Divulgação/Redes Sociais

O registro de candidatura de Keka Bagno (PSOL) ao Governo do Distrito Federal foi o primeiro a ser aceito pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira (25). Toni de Castro, vice na chapa de Keka, também teve a candidatura deferida. Os resultados dos julgamentos foram publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda aguardam o registro de candidatura o Coronel Moreno (PTB), Ibaneis Rocha (MDB), Izalci Lucas (PSDB), Leandro Grass (PV), Leila do Vôlei (PDT), Lucas Salles (DC), Rafael Parente (PSB), Paulo Octávio (PSD), Renan Arruda (PCO), Robson Raymundo (PSTU) e Teodoro da Cruz (PCB).

O julgamento dos registros de candidaturas é um dos trâmites obrigatórios que envolvem as eleições. Após o partido, federação ou coligação registrarem o pedido de candidatura, a Justiça Eleitoral define se os candidatos estão ou não aptos a concorrer.

Até esta quinta, a Justiça Eleitoral havia julgado 2.972 pedidos de registros de candidaturas das 28.794 cadastradas, 10% do total. Conforme o calendário eleitoral, o TSE tem até 12 de setembro para julgar se acolhem ou negam os registros dos candidatos. 

Leia mais: TSE determina que eleitor deve deixar celular com mesário antes de entrar na cabine de votação

A candidatura de Keka ao Governo do DF foi oficializada em 24 de julho. Esta é a primeira vez que a conselheira tutelar encabeça uma chapa. Nas eleições de 2018 ela concorreu como vice de Fátima Souza (PSOL). 

Na última pesquisa do Instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada no dia 25 de julho, Bagno aparecia em 7º lugar, com 1% das intenções de voto. O atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), lidera com 35%.

Últimas