Eleições 2022 Moraes manda procuradoria analisar ofensas de deputado a jornalista

Moraes manda procuradoria analisar ofensas de deputado a jornalista

Caso de Douglas Garcia, que intimidou a jornalista Vera Magalhães, é apurado pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo

  • Eleições 2022 | Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

O deputado estadual Douglas Garcia

O deputado estadual Douglas Garcia

Edu Garcia / R7 / 12.11.2019

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira (14) que a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo analise a conduta do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP), que foi flagrado intimidando a jornalista Vera Magalhães durante um debate na TV Cultura.

"Considerada a gravidade do ocorrido, determino o encaminhamento da matéria ao Excelentíssimo Senhor Vice-Procurador-Geral Eleitoral para que possa dar o devido encaminhamento ao Procurador Regional Eleitoral de São Paulo, com o objetivo de ser analisada eventuais providências que entender necessárias", decidiu Moraes.

O episódio aconteceu na noite de terça-feira (13), após um debate com os candidatos ao Governo de São Paulo. Vera disse que precisou ser escoltada por seguranças após o deputado atacá-la nos bastidores do evento. Garcia chegou a falar que a repórter é "uma vergonha para o jornalismo".

"Veio me xingar, me agredir, enquanto eu estava sentada no debate. É assim que essas pessoas tratam a imprensa. Terei de sair escoltada do Memorial da América Latina por seguranças porque fui agredida pelo deputado Douglas Garcia", disse a Vera em sua conta no Twitter.

O Republicanos repudiou as agressões do parlamentar e convocou o político para "dar suas explicações" na executiva estadual da legenda, em São Paulo.

"O Republicanos repudia o ocorrido nos bastidores do debate da TV Cultura envolvendo o deputado estadual Douglas Garcia e não compactua com a forma como ele abordou a jornalista Vera Magalhães. A conduta do partido, que preza pelo conservadorismo na sua essência, é sempre pela via do diálogo, do bom senso e do respeito aos demais partidos, às instituições e às pessoas", afirmou o partido.

Últimas