Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moraes se reúne com chefes das polícias civis para discutir segurança nas eleições

Encontro ocorre em formato parecido com o realizado em agosto, que envolveu comandantes-gerais das polícias militares

Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministro Alexandre de Moraes durante posse como presidente do TSE
Ministro Alexandre de Moraes durante posse como presidente do TSE Ministro Alexandre de Moraes durante posse como presidente do TSE

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reúne-se na tarde desta terça-feira (20), em Brasília, com chefes e representantes das polícias civis dos estados e do Distrito Federal. De acordo com informações obtidas pelo R7 junto a fontes na corte, o tema é a segurança das eleições deste ano.

O encontro ocorre na sede do TSE. O foco é discutir como aprimorar as investigações sobre crimes que envolvem o cenário eleitoral, além de organizar um esquema de segurança para evitar crimes durante os dias de votação do primeiro (2 de outubro) e do segundo turno (30 de outubro).

Alguns acordos podem ser firmados durante a reunião. Em agosto, Moraes realizou uma reunião parecida com representantes do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), que representam as PMs. Na ocasião, ficou estabelecida a criação de um núcleo de inteligência para monitorar e combater atos de violência nos estados relacionados ao pleito — inclusive coibir ações antidemocráticas e atos de indisciplina de policiais militares.

O núcleo é composto de três indicados pelo TSE e três representantes do conselho dos comandantes. Além da violência física e armada, a Justiça Eleitoral tem como foco o combate às fake news, que exigem elevado grau de investigação para que se chegue até os autores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.