Moraes se reúne com chefes das polícias civis para discutir segurança nas eleições
Encontro ocorre em formato parecido com o realizado em agosto, que envolveu comandantes-gerais das polícias militares
Eleições 2022|Renato Souza, do R7, em Brasília
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reúne-se na tarde desta terça-feira (20), em Brasília, com chefes e representantes das polícias civis dos estados e do Distrito Federal. De acordo com informações obtidas pelo R7 junto a fontes na corte, o tema é a segurança das eleições deste ano.
O encontro ocorre na sede do TSE. O foco é discutir como aprimorar as investigações sobre crimes que envolvem o cenário eleitoral, além de organizar um esquema de segurança para evitar crimes durante os dias de votação do primeiro (2 de outubro) e do segundo turno (30 de outubro).
Alguns acordos podem ser firmados durante a reunião. Em agosto, Moraes realizou uma reunião parecida com representantes do Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG), que representam as PMs. Na ocasião, ficou estabelecida a criação de um núcleo de inteligência para monitorar e combater atos de violência nos estados relacionados ao pleito — inclusive coibir ações antidemocráticas e atos de indisciplina de policiais militares.
O núcleo é composto de três indicados pelo TSE e três representantes do conselho dos comandantes. Além da violência física e armada, a Justiça Eleitoral tem como foco o combate às fake news, que exigem elevado grau de investigação para que se chegue até os autores.