Eleições 2022 Pesquisa mostra Wilson Lima com 34% e Amazonino com 29% para o Governo do AM

Pesquisa mostra Wilson Lima com 34% e Amazonino com 29% para o Governo do AM

Na disputa pelo Senado, Omar Aziz, que tenta reeleição, aparece com 29% das intenções de voto, seguido por Arthur Neto, com 22%

Wilson Lima e Amazonino Mendes são os principais candidatos ao Governo do AM

Wilson Lima e Amazonino Mendes são os principais candidatos ao Governo do AM

Divulgação

Na disputa pelo Governo do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), atual governador do estado, aparece com 34% das intenções de voto, na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Amazonino Mendes (Cidadania) tem 29%, aponta o levantamento do Instituto Real Time Big Data encomendado pela Record TV e divulgado nesta terça-feira (13). Considerando a margem de erro, de 3 pontos percentuais, para mais e para menos, os candidatos estão tecnicamente empatados.

Foram ouvidos 1.000 eleitores de cinco regiões do Amazonas entre os dias 10 e 12 de setembro. O levantamento tem nível de confiança de 95% e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AM-04749/2022.

Luciene Costa/Arte R7

A pesquisa também simulou o segundo turno em três cenários diferentes. No primeiro, entre Wilson Lima e Amazonino Mendes, os candidatos ficam empatados, cada um deles foi citados por 42% dos entrevistados. 

No segundo cenário, entre Wilson Lima e Eduardo Braga (MDB), o atual governador tem 45% das intenções de voto, contra 36% do adversário. E no terceiro cenário, entre Amazonino Mendes e Eduardo Braga, Amazonino está à frente com 44%, contra 32% de Braga.

O instituto também destacou os cenários estimulados considerando a opinião dos eleitores em cinco regiões do estado. Wilson Lima está à frente em quatro delas: centro amazonense (42%), sudoeste amazonense (40%), sul amazonense (49%) e norte amazonense (42%). Amazonino lidera as intenções de voto em Manaus (33%), onde foi prefeito por três mandatos.

Em um cenário considerando apenas os votos válidos o resultado mostra os dois principais candidatos em empate técnico, veja:

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas

Luciene Costa/Arte R7

Os eleitores também foram perguntados sobre em qual candidato não votaria nas eleições. Wilson Lima tem 37% de rejeição, seguido de Eduardo Braga, 33%, Amazonino Mendes, 25%, Henrique Oliveira, 21%, Ricardo Nicolau, 18%, Carol Braz, 13%, Nair Blair, 12%, Dr. Israel Tuyika, 12%.

Sobre a aprovação do governo, 49% respondeu que aprova, 46% que desaprova e 5% não soube responder. Também avaliou o desempenho do governo, para 12% é ótimo, para 24% é bom, para 34%, regular, para 8% ruim e 20% consideraram o governo péssimo. Não sabem e não responderam somaram 2% das respostas.

Senado

Na disputa pela única vaga de senador pelo Amazonas, Omar Aziz (PSD) figura em primeiro, com 29%. Na sequência, aparecem em empate técnico Arthur Virgílio (PSDB), 22%, e Coronel Menezes (PL), com 20%. Veja a lista do cenário estimulado abaixo:

Luciene Costa/Arte R7

Últimas