Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2022
Publicidade

TCU aumenta número de servidores para acelerar auditoria das urnas

Ministro Bruno Dantas informou que aumentou em 50% o número de auditores trabalhando em regime de plantão nas eleições

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília


Bruno Dantas, ministro do TCU
Bruno Dantas, ministro do TCU

O ministro Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), informou que aumentou em 50% o número de auditores trabalhando em regime de plantão para acelerar a checagem dos boletins de urnas. Ao todo, são 54 auditores em atuação nos estados e 15 na sede, em Brasília.

"Já recebemos dois informes parciais de cada uma das 27 unidades da Federação. Tudo correndo na mais absoluta tranquilidade, e todos os testes foram bem-sucedidos", comentou.

O TCU vai fiscalizar os procedimentos operacionais adotados por 540 seções eleitorais nas capitais brasileiras. Os auditores também acompanham o Teste de Integridade, que verifica se o número digitado na urna eletrônica sorteada equivale ao número do candidato correspondente. Para as eleições deste ano, os tribunais regionais eleitorais sortearam 648 urnas eletrônicas, número seis vezes maior que o das eleições passadas.

Parte dos dados dessa fase da auditoria será divulgada em novembro, mas o resultado final sairá somente no início de 2023, quando o relatório será levado ao plenário do Tribunal de Contas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.