Termina campanha eleitoral para o 1º turno em todo o país
A partir das 22h, pelo horário de Brasília, quem pedir voto ou fazer divulgação eleitoral que não seja silenciosa pode ser preso
Eleições 2022|Emerson Fonseca Fraga, do R7, em Brasília
Teminou às 22h deste sábado (1º) o prazo para a campanha eleitoral do primeiro turno das eleições de 2022. A partir de agora, quem for pego fazendo propaganda de candidato ou partido, carreata, motociata, passeata, usando carro de som ou divulgando material gráfico pode ser preso por até um ano e ainda pagar multa de até R$ 15 mil.
VEJA COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7
Denúncias de descumprimento da lei eleitoral podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, disponível gratuitamente para celulares Android e iOS nas lojas de aplicativo.
As únicas manifestações permitidas até às 17h deste domingo (2) são as silenciosas. Pode, por exemplo, andar pela rua e até ir votar com camiseta, boné, adesivo, broche e bandeira de candidato ou partido. Não pode fazer ou impulsionar postagens em redes sociais e em sites da internet pedindo voto ou tentando convencer os eleitores.
A proibição do pedido de voto vale também para as conversas particulares, mesmo que em voz baixa.
Neste domingo (2), 156 milhões de brasileiros devem votar para escolher presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal, senadores, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. Confira o que é proibido e o que não é:
A propaganda eleitoral referente ao primeiro turno teve início no dia 16 de agosto e, durante 47 dias, permitiu àqueles que buscam um cargo eletivo fazer a divulgação das respectivas candidaturas.