Eleições 2022 Votação segue horário de Brasília em todo o país, das 8h às 17h

Votação segue horário de Brasília em todo o país, das 8h às 17h

Estados com fuso horário diferente terão horário adequado; divulgação de resultados se iniciará tão logo se encerre a votação

  • Eleições 2022 | Da Agência Brasil

Somente poderão votar após as 17h de Brasília os eleitores que já estiverem na fila

Somente poderão votar após as 17h de Brasília os eleitores que já estiverem na fila

O eleitor deve ter atenção redobrada neste domingo (2), pois, diferentemente de pleitos anteriores, o período de votação para as Eleições 2022 foi unificado em todo o país e seguirá somente o horário de Brasília, não mais levando em consideração diferenças de fuso horário.

A decisão sobre unificação foi tomada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda em dezembro, sob a justificativa de que, dessa maneira, será possível iniciar a apuração e a divulgação de resultados logo após o fim da votação, sem a necessidade de aguardar os estados com fuso mais atrasado.

Com a decisão, amanhã todas as seções eleitorais do país estarão abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Somente poderão votar após as 17h de Brasília os eleitores que já estiverem na fila.

Nos estados que seguem fuso horário diferente daquele de Brasília, o horário local de abertura das urnas será adequado. É o caso de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e parte do Amazonas, onde a votação ocorrerá de 7h às 16h, no horário local.

No Acre e em algumas seções eleitorais do Amazonas, as urnas abrirão e fecharão com duas horas de antecedência. Nesse caso, a votação ocorrerá das 6h às 15h. Já na ilha de Fernando de Noronha, onde o fuso é uma hora adiantado em relação a Brasília, as urnas devem ficar abertas das 9h às 18h.

Divulgação

A previsão do TSE é que a divulgação de resultados seja iniciada tão logo se encerre a votação. Os números poderão ser acompanhados, por exemplo, pelo aplicativo de celular Resultados, disponíveis nas lojas Android e iOS. A Justiça Eleitoral também criou uma página na internet especificamente para esse fim.

Confira o que pode e o que não pode nas eleições

Últimas