Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

TSE abre investigação para descobrir quem filiou Flávio Bolsonaro ao Missão

Pessoa que filiou senador ao Missão de forma indevida pode responder criminalmente; Flávio já pediu ao TSE para voltar ao PL

2026|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • TSE investiga filiação fraudulenta de Flávio Bolsonaro ao partido Missão.
  • Erro no cadastro foi descoberto ao tentar registrar chapa presidencial pelo PL.
  • Representante do Missão, credenciado pelo partido, fez a filiação indevida.
  • Flávio Bolsonaro solicitou ao TSE retorno ao PL para regularizar situação eleitoral.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Páginas do Senado e da Alerj afirmavam que Flávio possuía pós-graduação em Ciências Políticas
Flávio Bolsonaro já pediu desfiliação do Missão Raul Spinassé/Flickr Flávio Bolsonaro - 21.07.2026

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) abriu uma investigação para apurar se houve fraude na filiação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato do PL (Partido Liberal) à Presidência da República, ao partido Missão. O presidente do tribunal, ministro Nunes Marques, oficiou o Ministério Público para que o órgão acompanhe o caso.

A Corte informou que a inclusão do senador no Missão foi realizada no sistema da Justiça Eleitoral por um representante devidamente credenciado pelo próprio partido. Segundo o R7 apurou, essa pessoa vai ter que justificar a atitude dela e pode responder criminalmente.


Leia Mais

O erro no cadastro foi descoberto na manhã desta quinta-feira (13) pela equipe do parlamentar. Ao tentar acessar a plataforma do TSE para formalizar o registro da chapa presidencial pelo PL, a equipe de Flávio percebeu que o parlamentar constava como filiado à sigla que tem Renan Santos como candidato ao Planalto.

Flávio já pediu ao TSE para ser novamente filiado ao PL e regularizar a situação eleitoral dele.


Após a publicação desta reportagem, o TSE emitiu um comunicado à imprensa confirmando que a filiação de Flávio ao Missão foi fruto “de uso indevido da ferramenta por parte de alguém que possuía as credenciais da legenda para efetivar filiações”. O tribunal descartou uma ação hacker.

Certidão de filiação partidária Flávio Bolsonaro
Certidão de filiação partidária mostra Flávio Bolsonaro no Missão Reprodução/TSE

Como funciona a filiação partidária

Os partidos têm representantes autorizados pelo TSE a atualizar suas listas de filiados. Cabe às próprias legendas informar à Justiça Eleitoral as mudanças em seus quadros.


No caso de Flávio, o registro de filiação ao Missão foi feito por um representante da legenda que tinha autorização do partido para atualizar as informações junto ao TSE.

O partido afirma, no entanto, que o caso foi uma tentativa de fraude.


Registro impede Flávio de confirmar candidatura

A informação ocorre a dois dias do prazo final para que os partidos apresentem à Justiça Eleitoral os pedidos de registro das candidaturas.

Flávio Bolsonaro ainda não oficializou ao TSE a sua candidatura à Presidência, e a mudança na filiação partidária pode atrapalhar esse processo.

Até a publicação desta reportagem, seis candidatos tinham registrado suas candidaturas: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Romeu Zema (Novo), Renan Santos (Missão), Hertz Dias (PSTU), Samara Martins (UP) e Wilson Grassi (Democrata).

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.