Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Zema propõe amplo atendimento a crianças com autismo no Brasil

Presidenciável do Novo visitou instituto em Fortaleza e afirmou que metodologia pode ser ampliada para outras regiões do país

2026|Vinícius Rangel, da RECORD

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Romeu Zema propõe expandir o atendimento a crianças com autismo, inspirado pelo trabalho do Iprede em Fortaleza.
  • Zema destaca a importância de atividades de esporte, arte e cultura no desenvolvimento infantil.
  • O candidato relaciona a expansão de políticas sociais à responsabilidade fiscal, defendendo que o governo gaste menos do que arrecada.
  • Zema também aborda a necessidade de maior participação feminina na política e comenta sobre o caso Banco Master, pedindo investigação e responsabilização dos envolvidos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Romeu Zema fez agenda de campanha, nesta quinta-feira (10), em Fortaleza Marcelo Camargo/Agência Brasil/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante agenda no Ceará nesta quinta-feira (10), o candidato do Novo à Presidência, Romeu Zema, defendeu a expansão de iniciativas voltadas ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade e com transtorno do espectro autista.

O presidenciável visitou o Iprede (Instituto da Primeira Infância), em Fortaleza, e afirmou que pretende transformar experiências como a da instituição em uma metodologia que possa ser aplicada em outras partes do país.


Zema elogiou o trabalho desenvolvido pelo Iprede e disse ter ficado surpreso com a estrutura e os resultados apresentados pela instituição. Segundo ele, atividades envolvendo esporte, arte e cultura podem contribuir para o desenvolvimento das crianças: “Nós temos de pegar isso que está sendo desenvolvido aqui, desenvolver uma metodologia. (...) O que nós queremos é massificar esse atendimento”, afirmou.

O candidato também relacionou a ampliação de políticas sociais à responsabilidade fiscal. Para Zema, um governo precisa gastar menos do que arrecada para conseguir direcionar recursos às áreas consideradas prioritárias: “Nada fortalece mais, viabiliza mais isso do que um governo que tem responsabilidade fiscal, que gasta menos do que arrecada para poder atender as pessoas naquilo que elas mais precisam”, disse.


Zema fala em ‘revolução’ na área médica

Durante a visita, Zema comentou o aumento dos diagnósticos de autismo e afirmou que ainda existem estudos sobre os fatores associados ao transtorno. Ele mencionou, sem apresentar evidências na entrevista, hipóteses relacionadas a alimentos industrializados, medicamentos e hábitos da população.

O presidenciável destacou, porém, o trabalho desenvolvido pelo Iprede com atividades de esporte, arte e cultura e afirmou que o país estaria passando por uma mudança na forma de lidar com o autismo: “Nós estamos no meio de uma revolução no que diz respeito ao tratamento do autismo”, declarou.


Apoio a mulheres na política

Na mesma agenda, Zema foi questionado sobre o apoio à candidatura de Vera Lúcia ao governo do Ceará e afirmou que o Estado precisa ter mais mulheres na política. o candidato também elogiou Eduardo Girão, que disputa a vice-presidência na chapa do Novo e acompanha Zema durante a agenda no Ceará. Segundo ele, o senador teve atuação nos 184 municípios do Estado e será um “vice-presidente excepcional”.

Ao defender maior participação feminina na política, Zema fez uma comparação com o caso Banco Master e afirmou que, segundo sua avaliação, há predominância de homens entre os envolvidos no escândalo. A afirmação foi feita sem detalhamento sobre quais pessoas estariam sendo consideradas por ele: “Mulheres na política vão enriquecer a política, vão dar mais ética, que é o que nós precisamos no Supremo também”, afirmou.


Críticas ao caso do Banco Master

Zema voltou a falar sobre as investigações envolvendo o Banco Master e defendeu o afastamento de autoridades que, segundo ele, tenham tido envolvimento financeiro com o banqueiro Daniel Vorcaro. O candidato afirmou que espera uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, sobre o caso.

Zema disse estar “muito confiante” na condução do ministro e defendeu que ele ouça o diretor-geral da Polícia Federal e outras pessoas envolvidas antes de tomar uma decisão: “Quem teve envolvimento, quem se beneficiou financeiramente de operações com um banqueiro bandido, deve ser afastado, no mínimo, se possível detido e preso”, afirmou.

A declaração se refere a acusações feitas pelo candidato sobre autoridades e o caso Banco Master. As investigações e eventuais responsabilidades individuais devem ser apuradas pelas autoridades competentes.

Zema terminou a entrevista dizendo esperar que o episódio produza respostas das instituições e afirmou que o brasileiro precisa recuperar a esperança: “O brasileiro precisa ter boas notícias, precisa ter esperança de um país mais justo e precisa ver as coisas resolverem.”

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.