Banhistas salvam o tubarão mais rápido do mundo que estava encalhado na praia
Tina e seu marido passeavam no golfo do México quando avistaram o enorme predador ao se debater na areia quente
Hora 7|Matheus Borges*, do R7
Um grupo de turistas que estava em uma praia no golfo do México teve uma experiência incrivelmente rara e amedrontadora: eles salvaram um grande tubarão-mako, que estava encalhado e se debatia na areia quente.
Tina e o marido, moradores do estado americano do Texas, passavam o aniversário de casamento no local quando avistaram, na última quinta-feira (14), o predador aquático em terra firme. Eles tiveram a ajuda de outras pessoas para devolvê-lo à água.
"Tomamos medidas para colocá-lo de volta na água, já que o pessoal da vida selvagem e os salva-vidas nos disseram que não havia nada que pudessem fazer!! Então fizemos o nosso melhor para tentar salvá-lo", escreveu Tina nas redes sociais.
Um vídeo mostra o momento em que alguns homens tentam segurar a cauda do peixe e puxá-lo para o oceano. Mas o animal não para de se debater, com muita força, o que dificulta o trabalho.
Apesar do perigo, os "salva-peixes", conseguiram concluir a tarefa sem que ninguém se ferisse.
O mako (Isurus oxyrinchus) é o mais rápido entre as espécies de tubarão, com velocidades que chegam a 88 km/h em curtas distâncias.
Leia também
O predador pode ser encontrado em mares tropicais e de clima quente em todo o mundo, e chega a nadar a quase 1 km de profundidade. Os mako chegam a 4 m de comprimento e são conhecidos por ser extremamente agressivos e solitários.
Terror dos golfinhos: tubarão bizarro deixa feridas assustadoras em animais e intriga ciência