Bolas pretas ‘misteriosas’ são encontradas em praias na Austrália
As esferas possuem mau cheiro e são comparadas a ‘fatbergs’, grandes aglomerados de matéria orgânica encontrados em sistemas de esgoto
Hora 7|Gabriela Pastorelli, do R7
Milhares de esferas pretas, que exalam mau cheiro, estão sendo encontradas em praias de Sydney, na Austrália. As primeiras bolas misteriosas começaram a aparecer em outubro deste ano.
Segundo o jornal The Sun, essas bolas são compostas por uma mistura de resíduos sendo frequentemente comparadas a “fatbergs”, grandes aglomerados de matéria orgânica encontrados em sistemas de esgoto. A EPA (Autoridade de Proteção Ambiental de Nova Gales do Sul) emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (6), para explicar que foram realizados testes analíticos extensivos para identificar a composição das bolas.
Esses testes foram conduzidos pelo Departamento de Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Energia e Água, em colaboração com a Universidade de Ciências de NSW e o Centro Analítico Mark Wainwright da UNSW (Universidade de Nova Gales do Sul). Os resultados confirmaram que as bolas são compostas por ácidos graxos, petróleo e uma variedade de materiais orgânicos e inorgânicos.
Em termos simples, as bolas encontradas nas praias são compostas por uma mistura de óleos e gorduras de cozinha, produtos de limpeza, cuidados com a pele e cabelo, resíduos alimentares, além de petróleo, gás e outras substâncias que as pessoas descartam rotineiramente pela descarga, ralos e grades pluviais.
Pelo jornal CBS NEWS as autoridades investigaram várias causas possíveis, como um derramamento de navio ou escoamento de águas residuais. No entanto, devido à composição complexa das bolas e ao tempo em que ficaram na água, não foi possível determinar com precisão sua origem.