Brinquedo da Era Viking gera debate entre arqueólogos: cachorro, porco ou urso?
Réplica de animal raríssima foi desenterrada durante pesquisa realizada na cidade de Fjörður, na Islândia
Hora 7|Do R7
Recentemente, arqueólogos encontraram um brinquedo da Era Viking (entre 800 e 1.050 d.C.), durante escavações na cidade de Fjörður, na Islândia. O artefato de pedra, com 5 cm de comprimento e 2,7 cm de altura, representa um animal, o qual os pesquisadores ainda não fazem ideia de qual seja.
A hipótese é que ele represente um cachorro, um porco ou um urso. Mas, independentemente da espécie em questão, o achado abre uma fresta para um passado pouco conhecido da região.
“As crianças não são muito visíveis na Era Viking, então achamos incrível encontrar um brinquedo que pode ser conectado a elas”, ressaltou Ragnheiður Traustadóttir, o responsável pela descoberta, em entrevista ao site de notícias do canal Fox News.
A miniatura em questão é uma das mais de 100 peças desenterradas no local até agora. “A datação é por volta de 940–1000 da Era Viking”, acrescenta Traustadóttir. “Examinaremos os achados, incluindo o animal, para ver se podemos identificá-lo, embora isso possa permanecer em aberto para discussão.”
Conforme reportado pela Fox News, as escavações continuarão nas próximas semanas.