Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Hora 7

Cisnes viciados em ópio devastam fazenda de papoula e agricultores não podem fazer nada

Mais de 200 aves devoram continuamente as plantações, cujo látex é usado para produção de anestésicos potentes e viciantes

Hora 7|Do R7

Um bando de cisnes viciados em ópio se tornaram a principal preocupação de uma família de agricultores do sul da Eslováquia. A relação das aves com os pés de papoula é tão tóxica que algusn dos animais tiveram overdose.

Os fazendeiros de Komarno perceberam o problema pela primeira vez em fevereiro. A principal teoria é que, inicialmente, os cisnes tenham sido atraídos pelas poças de água grandes como lagos, que se formaram nos campos agrícolas locais após fortes chuvas.

Mas alguns deles bicaram os pés de papoula — que tem um látex usado para produzir morfina e outros anestésicos opiáceos viciantes — e todo o resto é fácil de imaginar. Uma segunda possibilidade é que os cisnes confundiram a papoula com pés de colza (conhecida também como couve-nabiça), uma das iguarias preferidas das aves.

Em maio, a situação já parecia fora de controle: o grupo de viciados já passava de 200 cisnes se chapando com regularidade na plantação local.


Cadê o Proerd nessas horas?
Cadê o Proerd nessas horas?

Algumas das aves ficaram tão drogadas que nem conseguiam mais voar, enquanto outras tiveram overdoses e morreram.

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Os prejuízos, segundo os fazendeiros relataram ao canal alemão Deutsche Welle, chegaram à 10 mil euros (R$ 52 mil, na cotação atual).


Leia também

Os fazendeiros tentam expulsar as aves de alguma maneira, mas nenhum dos planos deu certo até o momento. Como a espécie é protegida por lei no país, eles não podem matar ou causar algum tipo de ferimento nas aves.

"Em preparação para a próxima temporada, os agricultores devem solicitar uma permissão para afugentar as aves protegidas. Os cisnes que já estão lá só podem ser afugentados com as próprias mãos. No momento, nada mais pode ser feito", disse Jans Kalavskis, representante do Serviço Eslovaco de Proteção à Natureza.

LEIA ABAIXO: Elefantes invadem fazenda, bebem vinho de milho e ficam bêbados

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.