Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Aeronaves da França e ONU buscam avião argelino que caiu no Mali

Autoridades do Mali e Burkina Faso deram relatos conflitantes sobre localização dos destroços

Internacional|Do R7

Militares de Burkina Faso afirmam que "não encontraram sobreviventes" no local da queda encontrado por eles
Militares de Burkina Faso afirmam que "não encontraram sobreviventes" no local da queda encontrado por eles

Aviões de guerra da França e helicópteros da Organização das Nações Unidas (ONU) varreram o norte do Mali nesta quinta-feira (24) em busca dos destroços de um voo da Air Algérie que caiu com 110 passageiros a bordo, quase a metade deles franceses, depois de partir de Burkina Fasso para a Argélia.

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, informou que as autoridades acreditam que o voo AH5017 pode ter se deparado com mau tempo, já que o piloto pediu para mudar de rota pouco depois de decolar devido a uma tempestade. Mas ele disse que nenhuma hipótese foi descartada.

Autoridades no Mali e em Burkina Fasso forneceram relatos conflitantes sobre a localização do acidente. O presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, afirmou que os restos do avião foram avistados no extremo norte de seu país, perto das cidades de Aguelhoc e Kidal, na fronteira com a Argélia.

Mas o general Gilbert Diendere, membro da unidade de crises de Burkina Fasso, disse que sua equipe encontrou destroços no sul do Mali, a 50 quilômetros da fronteira com Burkina Faso. Autoridades locais da cidade vizinha de Gossi também afirmaram à Reuters que os restos foram vistos ali.


Avião da Air Algérie havia pedido para mudar de rota devido ao mau tempo

Avião que caiu na África transportava pelo menos 50 franceses


Presidente do Mali afirma que destroços do avião da Air Algérie foram encontrados no norte do país

Em Paris, Fabius disse que o avião, que levava 51 cidadãos de seu país, provavelmente caiu, mas que dois caças franceses Mirage que percorrem a vasta área desértica ao redor do norte da cidade de Gao, no Mali, não avistaram quaisquer destroços.


“Apesar das buscas intensas, nenhum rastro da aeronave ainda foi encontrado”, declarou o ministro aos jornalistas. Uma autoridade argelina, que não quis se identificar, confirmou que o voo caiu, mas não deu maiores detalhes.

O presidente francês, François Hollande, cancelou uma visita a territórios franceses ultramarinos e disse que a França, que tem cerca de 1.700 soldados no Mali, irá usar todos os recursos militares no local para localizar o avião.

A missão de busca é complicada pela geografia vasta e inóspita do Mali. A área onde se suspeita que o voo tenha caído é uma região escassamente habitada coberta de vegetação rasteira e dunas que se estendem até as montanhas de Adrar des Ifoghas.

A maior parte da região está nas mãos de rebeldes separatistas tuaregues, que se insurgiram contra o governo no início de 2012, desencadeando uma revolta islâmica que tomou o poder brevemente no norte do Mali.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.