Ao menos 28 xiitas morrem em atentados no Iraque
Carros-bomba explodiram em duas cidades ao sul de Bagdá
Internacional|Do R7, com agências internacionais
Pelo menos 28 peregrinos xiitas morreram nesta quinta-feira (29) em três explosões nas cidades iraquianas de Hilla e Kerbala, ambas ao sul de Bagdá, informaram fontes policiais.
Duas explosões perto de um restaurante na cidade de Hilla, 100 km ao sul de Bagdá, mataram 26 pessoas.
O estabelecimento estava cheio de peregrinos que faziam um parada no caminho para a cidade sagrada xiita de Karbala, 110 km ao sul da capital.
Na cidade de Karbala, um carro-bomba que explodiu perto de um terminal de ônibus onde peregrinos xiitas normalmente se concentram fez outras duas vítimas, disse um porta-voz do serviço local de saúde.
Fotos: com sacrifícios e autoflagelação, muçulmanos xiitas celebram o Festival da Ashura
Durante o mês muçulmano de Muharram, que neste ano caiu em novembro, celebra-se uma das festividades xiitas mais importantes, a Ashura, na qual os fiéis costumam visitar os principais santuários.
No domingo passado, milhões de xiitas celebraram a Ashura, que lembra o martírio do imã Hussein, neto do profeta Maomé, no ano 680 em Karbala, onde fica seu mausoléu.
A violência no Iraque tem diminuído desde o período sangrento entre 2006 e 2007, mas muçulmanos sunitas ainda lançam ataques frequentes, tentando reacender o conflito sectário e minar as ações do governo liderado por xiitas para fornecer segurança ao país.
Na terça-feira (27), carros-bombas que tinham como alvo xiitas que participavam de um velório deixaram 14 mortos em Bagdá.