Logo R7.com
RecordPlus

Astronautas da Artemis 2 usaram relógio feito com tecnologia desenvolvida pela USP

Dispositivo conhecido como actígrafo também está sendo utilizado em estudos sobre distúrbios do sono e políticas públicas de saúde

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A tecnologia utilizada pelos astronautas da Artemis 2 foi desenvolvida na USP para monitorar o sono durante a missão.
  • O actígrafo, criado na EACH, registra padrões de sono, atividade e exposição à luz para garantir a saúde dos astronautas.
  • A missão Artemis 2 alcançou 406.771 km da Terra, quebrando o recorde da Apollo 13 de 1970.
  • Inovações tecnológicas ocorreram, como transmissões de dados por meio do Sistema de Comunicações Ópticas Artemis 2.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A missão Artemis 2 ultrapassou 406.771 km da Terra, batendo o recorde da Apollo 13 de 1970 Nasa TV via Reuters - 02.04.2026

Os astronautas tripulantes da Artemis 2 utilizaram uma tecnologia desenvolvida na USP (Universidade de São Paulo) para monitorar o sono durante toda a missão da Nasa.

O equipamento, conhecido como actígrafo, foi criado na EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) e permite registrar de forma contínua padrões de sono, atividade e exposição à luz.


O dispositivo foi desenvolvido sob coordenação do professor Mario Pedrazzoli, especialista em cronobiologia e estudos do sono.

LEIA MAIS:

Usado no pulso, o equipamento acompanha variáveis como movimento corporal, intensidade luminosa e a composição da luz ambiente, incluindo a luz azul, considerada importante para a regulação do ciclo sono-vigília.


“O reconhecimento internacional da tecnologia ganhou destaque com sua aplicação em pesquisas vinculadas ao programa Artemis, da Nasa, que busca ampliar a presença humana no espaço.

Em ambientes extremos como o espacial, compreender os ritmos circadianos é essencial para garantir a saúde, o desempenho e a segurança dos astronautas”, afirmou a universidade.


As informações coletadas pelo dispositivo não se limitam ao uso em missões espaciais. Elas também alimentam estudos sobre distúrbios do sono e podem orientar a criação de políticas públicas.

O desenvolvimento do equipamento começou em pesquisas realizadas na EACH/USP, com apoio inicial do Programa PIPE, da Fapesp, voltado à inovação em pequenas empresas.


Com o avanço dos estudos, o actígrafo foi aperfeiçoado e chegou à fase de produção pela empresa Condor Instruments.

A missão Artemis 2, da Nasa, fez um sobrevoo histórico na Lua. Os quatro astronautas viajaram mais longe da Terra do que qualquer ser humano na história — quebrando o recorde estabelecido pela Apollo 13 em 1970.

A nave atingiu 406.771 km da Terra, ultrapassando os 400.171 km anteriores.

Além disso, foram registrados feitos inéditos e avanços tecnológicos durante sua trajetória, como a transmissão de imagens, vídeos e dados científicos por meio do Sistema de Comunicações Ópticas Orion Artemis 2 (O2O), que utilizou tecnologia a laser.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.