‘Ataque’ de joaninhas assusta banhistas em praias no Reino Unido
Fenômeno é provocado pelo clima quente e seco, que intensifica a proliferação de pulgões, um dos alimentos desses insetos
Internacional|Do R7

Uma verdadeira ‘praga’ de joaninhas invadiu as praias do Reino Unido neste verão no hemisfério norte. Autoridades locais já consideram o fenômeno o maior enxame desses insetos desde 1976.
Em vídeos e fotos publicados nas redes sociais é possível ver uma nuvem de joaninhas tomando as areias e o entorno das praias britânicas. O animal é visto em grupos presos nas roupas e pertences dos banhistas ou em postes, carros e outros objetos expostos no local.
Há relatos de muitos turistas que, horrorizados com o ataque dos bichinhos vermelhos, procuraram refúgio dentro do carro ou do quarto de hotel e trancaram portas e janelas, frustrando as expectativas de um banho de sol e mar neste verão particularmente quente no Reino Unido.
O clima quente é o que provocou o fenômeno, segundo os especialistas. As altas temperaturas e o tempo seco, além do grande número de pulgões, têm atraído as joaninhas.
Leia mais
No clima quente, insetos como joaninhas e pulgões tendem a acelerar suas vidas. Além disso, pulgões são alimentos para as joaninhas. E se há mais pulgões, isso significa mais comida para os bichinhos vermelhos.
“Muitas espécies de joaninhas que se alimentam de pulgões estão sendo vistas em números muito altos este ano”, disse Hele Roy, do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, ao jornal britânico Independent.
O fenômeno não se restringe às praias. Um enxame de insetos provocou a paralisação de um jogo de críquete entre Inglaterra e Índia, na semana passada, com as joaninhas atacando os jogadores das duas seleções.
No litoral, os animais têm causado incômodo aos turistas e moradores de outras formas: invadindo restaurantes durante as refeições, caindo no prato de comida, “pegando carona” em cães de estimação que saem para passear.
Peter Brown, professor na Universidade Anglia Ruskin , disse que o último “ano de crescimento” para as joaninhas foi durante o verão quente de 1976.
“Em 1976, havia muitas joaninhas-de-sete-manchas nas praias enquanto elas procuravam comida, e as pessoas pensaram que elas estavam invadindo, mas não estavam, pois elas são nativas do Reino Unido”, disse ao Independent.








