Ataque do Hezbollah mata dois soldados israelenses; sete ficam feridos
Grupo libanês teria lançado pelo menos um míssil contra as Forças Armadas de Israel
Internacional|Do R7
Dois soldados israelenses morreram e sete ficaram feridos nesta quarta-feira (28) como consequência de um míssil antiataque disparado pelo grupo libanês xiita Hezbollah contra um comboio militar, informaram as Forças Armadas de Israel.
"Um míssil antitanque alcançou um veículo do Exército israelense na região de Har Dov, causando a morte de dois soldados e ferindo outros sete", explicou o Exército em comunicado sobre os fatos ocorridos na manhã desta quarta-feira na fronteira entre Israel e Líbano, nos quais também faleceu um militar espanhol que fazia parte das Finul (Forças das Nações Unidas para o Líbano).
Segundo a investigação preliminar, as vítimas sofreram primeiro as consequências de um explosivo escondido na estrada e, depois, o impacto direto de um foguete antitanque Kornet.
Exército israelense abre fogo contra posições sírias depois de ataque
Como o Brasil virou o principal refúgio de sírio na América Latina
Cinco feridos foram internados com lesões entre leves e moderadas no hospital da cidade de Safed, na Galileia, e outros dois no Rambam, de Haifa.
Meios de comunicação locais indicaram que o comboio era formado por veículos que não estavam convenientemente blindados, o que desencadeou as primeiras críticas contra um Exército que estava em alerta desde a morte, na semana passada, de seis milicianos do Hezbollah e um general de Guarda Revolucionária iraniana em um ataque aéreo.
Hezbollah e o Irã atribuíram a Israel a autoria desse bombardeio e, embora Israel não tenha confirmado oficialmente, uma fonte oficial anônima afirmou que partiu dos israelenses.
O ataque do Hezbollah aconteceu em uma zona disputada que o Líbano reivindica como sua e que Israel ocupou da Síria em 1967.
Israel respondeu a ambos com bombardeio em massa de posições do Hezbollah no sul do Líbano, na pior escalada de violência nessa zona desde a guerra de 2006.
Os grupos que entraram em evidência nos últimos anos e foram responsáveis por ataques recentes em várias partes do mundo têm perfil e objetivo bem diferentes daqueles que atuavam no Oriente Médio até a década de 1990 e o começo dos anos 2000. Para o m...
Os grupos que entraram em evidência nos últimos anos e foram responsáveis por ataques recentes em várias partes do mundo têm perfil e objetivo bem diferentes daqueles que atuavam no Oriente Médio até a década de 1990 e o começo dos anos 2000. Para o mestre em estudos regionais do Oriente Médio e professor da Faap (Faculdade Armando Álvares Penteado) Jorge Mortean, grupos como o Boko Haram, Estado Islâmico e a Al Qaeda “pertencem a contextos históricos totalmente distintos” de outros como a Irmandade Muçulmana, o Fatah, Hamas e Hezbollah. A seguir, saiba mais sobre cada grupo, em reportagem da Agência Brasil




























