Carta-bomba é encontrada em centro dos correios na Irlanda do Norte
Acredita-se que a ação tenha sido de autoria de alguma cisão do já inativo IRA
Internacional|Do R7
A Polícia norte-irlandesa (PSNI) informou neste sábado (12) que uma carta-bomba foi interceptada no principal centro de distribuição postal da província, situado na cidade Newtownabbey, perto de Belfast.
Artífices do Exército britânico chegaram ao local e estão analisando a carta. Além disso, a PSNI foi obrigada a evacuar a zona após declarar um alerta de segurança, explicou um porta-voz oficial.
Irlanda: Prisão é 'sinal errado' para paz, afirma líder do Sinn Fein
Embora ninguém tenha se responsabilizado por esta ação, tudo aponta que é produto de alguma cisão do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA), oposta ao processo de paz na província britânica.
Em outubro, dissidentes republicanos enviaram cartas-bomba a dois altos comandantes do PSNI e à sede da Procuradoria norte-irlandesa na cidade de Derry, ao oeste da região autônoma.
Também tentaram atentar pelo mesmo procedimento contra a ministra britânica para a Irlanda do Norte, Theresa Villiers, apesar de em todos os casos os artefatos terem sido interceptados e desativados.
Em sua conta no Twitter, Villiers qualificou hoje de "temerária" e "covarde" a nova tentativa de atentado com carta-bomba perpetrado, disse, "por indivíduos que demonstram ter desprezo total com os trabalhadores dos correios e da comunidade local".
O incidente ocorre quando milhares de pessoas devem participar hoje na Irlanda do Norte dos desfiles da protestante Ordem de Orange para celebrar o 12 de Julho, o dia grande do unionismo, o que obrigou a PSNI a aumentar o dispositivo de segurança para o evento.