Castores roem cabo e deixam cidade do Canadá sem internet
Animais mastigaram materiais de fibra óptica e também deixaram habitantes da região sem telefonia celular e TV a cabo
Internacional|João Melo, Do R7*
Castores que vivem na região do município de Tumbler Ridge, no Canadá, deixaram moradores do local sem internet, serviços de TV a cabo e telefonia celular no último fim de semana.
Isso porque, de acordo com a Telus, empresa responsável pela distribuição destes serviços na região, os animais mastigaram cabos de fibra óptica fundamentais para o município e causaram esses danos à cobertura de internet, telefonia e televisão no local.
Os moradores ficaram sem conseguir se conectar por cerca de 36 horas a partir das 4h do sábado (24). A maioria das pessoas teve os serviços restabelecidos por volta das 19h30 do domingo (25).
“Nossa equipe localizou uma represa próxima e parece que os castores cavaram no subsolo ao longo do riacho para alcançar nosso cabo, que está enterrado a cerca de um metro de profundidade e protegido por um conduto de 4,5 polegadas de espessura”, destacou Liz Sauvé, porta-voz da Telus, à CBC News.
De acordo com a porta-voz, a empresa identificou que os castores estavam utilizando pedaços dos cabos que roeram para construir suas casas em regiões de matas em Tumbler Ridge.
Leia mais: Com casos em queda, Itália reabre restaurantes e museus
Liz destacou também que as equipes de manutenção da Telus logo foram acionadas para restaurar o mais rápido possível os serviços na região. A principal missão dos técnicos foi analisar os cabos ao longo de uma grande extensão para verificar o quão prejudicados eles estavam.
A porta-voz da empresa lamentou o incidente mas levou com bom humor a situação, classificando-a como uma “reviravolta muito bizarra e exclusivamente canadense”.