Logo R7.com
RecordPlus

Cinco pessoas morrem após atentado suicida no Afeganistão

Duplo atentado suicida deixou 15 pessoas feridas na província de Kandahar, no sul do país

Internacional|Do R7

  • Google News
[embed id="50e9ac78490f8c8ade000321" author="Reuters" dimensions="460x300" description="Kandahar%20%C3%A9%20considerado%20o%20basti%C3%A3o%20espiritual%20dos%20insurgentes%20talib%C3%A3s" title="Kandahar%20%C3%A9%20considerado%20o%20basti%C3%A3o%20espiritual%20dos%20insurgentes%20talib%C3%A3s" url="http://img.r7.com/images/2013/01/06/14_54_58_717_file" namespace="images"]

Pelo menos cinco pessoas, incluindo três civis, morreram e outras 15 ficaram feridas neste domingo (6) em um duplo atentado suicida contra a administração local na conturbada província de Kandahar, no sul do Afeganistão, informaram fontes oficiais.

Segundo explicou à Agência Efe o porta-voz do governador de Kandahar, Javed Faiçal, os terroristas fizeram explodir as cargas explosivas que levavam em torno das 12h locais (5h30 de Brasília) em frente ao edifício que abriga o Conselho Local do distrito de Spin Boldak. De acordo com essa versão, no momento do ataque acontecia no imóvel uma reunião de altos funcionários da demarcação.


Leia mais e fique ligado no que acontece pelo mundo

O escritório do governador de Kandahar detalhou em comunicado que entre os mortos estão um funcionário do governo, um membro do Conselho e três civis, um deles menor de idade, e que todos os feridos são civis. O chefe da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), geral John R. Allen, condenou o ataque em uma nota enviada à imprensa, na qual definiu a ação como "impiedoso ato de violência" que "não leva em conta os civis inocentes".


Kandahar é considerado o bastião espiritual dos insurgentes talibãs, que há mais de uma década lutam para derrubar o governo afegão e forçar a saída do país das tropas estrangeiras. Seu objetivo é restaurar no Afeganistão o regime fundamentalista islâmico que durou de 1996 até 2001 - ano da invasão americana que derrubou os talibãs.

Para atacar seus oponentes, os insurgentes recorrem sobretudo a atentados suicidas e bombas. Ontem, uma bomba instalada em uma estrada matou quatro pessoas, incluindo dois oficiais dos serviços secretos afegãos, explodindo durante a passagem de um furgão policial na região de Uruzgan.

Leia também

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.