Logo R7.com
RecordPlus

Como é o Tufão Ragasa, que atinge as Filipinas e fez aeroporto em Hong Kong fechar

Supertufão provoca evacuações em massa nas Filipinas, fecha escolas e aeroporto em Hong Kong e coloca China e Taiwan em alerta

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O supertufão Ragasa, com ventos acima de 267 km/h, atingiu o norte das Filipinas.
  • Causou a evacuação de milhares de pessoas e o fechamento do Aeroporto Internacional de Hong Kong.
  • Chuvas torrenciais e ventos fortes ameaçam áreas nas Filipinas, China e Taiwan.
  • Preparativos incluem o realocamento de 400 mil pessoas na China e suspensão de transportes em Taiwan e Hong Kong.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Tufão Ragasa visto da Estação Espacial Internacional (ISS) Reprodução/X/@WxNB_

O supertufão Ragasa, considerado a tempestade mais forte deste ano até o momento, atingiu o norte das Filipinas nesta segunda-feira (22) com ventos de mais de 267 km/h, equivalentes a um furacão de categoria 5.

A tempestade, chamada de Nando nas Filipinas, causou a evacuação de milhares de pessoas e suspensão de aulas no país, e provocou o fechamento do Aeroporto Internacional de Hong Kong, que vai encerrar temporariamente as atividades a partir desta terça (23).


Leia mais

De acordo com a agência meteorológica filipina (PAGASA), Ragasa atingiu a Ilha Panuitan, na província de Cagayan, no norte do país. A tempestade, que se desloca a 23 km/h em direção ao oeste, está a cerca de 1.000 km a leste-sudeste de Hong Kong.

O tufão deve provocar chuvas torrenciais, com acumulados de até 400 mm em algumas áreas do norte de Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas, além de rajadas de vento de até 315 km/h.


Em Luzon, mais de 10 mil pessoas já foram evacuadas, segundo o Departamento do Interior e Governo Local das Filipinas. “Casas e propriedades podem ser reconstruídas, mas vidas perdidas jamais poderão ser repostas”, declarou o departamento.

Um vídeo da ilha Camiguin, divulgado pelo governo, mostra ventos fortes e água do mar invadindo ruas residenciais. Hospitais em Cagayan estão em alerta, e aulas e trabalhos foram suspensos, inclusive na região metropolitana da capital Manila, segundo a rede norte-americana CNN.


Inundações, deslizamentos de terra e ondas de até três metros ameaçam as ilhas Batanes e Babuyan, e também áreas costeiras em Taiwan, no sul da China e no Vietnã.

Hong Kong, Taiwan e China em alerta

Na China, as autoridades preparam a realocação de 400 mil pessoas em áreas costeiras de Shenzhen, cidade com 17,5 milhões de habitantes, segundo a CNN. Trens em Guangdong serão suspensos a partir de terça-feira.


Em Taiwan, alertas marítimos e terrestres foram emitidos, com suspensão de serviços de balsa e fechamento de trilhas naturais no sul e leste do país. No condado de Hualien, 300 moradores estão em alerta para evacuação.

Em Hong Kong, o Observatório local elevará o sinal de tufão para o segundo mais alto na noite de segunda-feira, com previsão de ventos de força de furacão na quarta-feira (24), segundo a agência de notícias Reuters.

O Aeroporto Internacional de Hong Kong suspenderá todos os voos por 36 horas a partir da noite de terça-feira, segundo a Qantas Airways. A Cathay Pacific Airways cancelará mais de 500 voos entre terça e quarta-feira. Escolas na cidade ficarão fechadas nos dois dias.

O governo disse que as condições são semelhantes às de furacões devastadores, como o Hato, de 2017, e o Mangkhut, de 2018, que causaram mortes e destruição na região. Por causa disso, moradores começaram a estocar itens essenciais, segundo a Reuters.

Perguntas e Respostas

 

O que é o supertufão Ragasa?

 

O supertufão Ragasa é considerado a tempestade mais forte do ano até o momento, atingindo o norte das Filipinas com ventos superiores a 267 km/h, o que o classifica como um furacão de categoria 5.

 

Quais foram os impactos do tufão nas Filipinas?

 

A tempestade causou a evacuação de milhares de pessoas, a suspensão de aulas e o fechamento do Aeroporto Internacional de Hong Kong. Mais de 10 mil pessoas já foram evacuadas na ilha de Luzon, e as autoridades alertam sobre a possibilidade de chuvas torrenciais e deslizamentos de terra.

 

Onde Ragasa atingiu e qual é sua trajetória?

 

Ragasa atingiu a Ilha Panuitan, na província de Cagayan, no norte das Filipinas, e está se deslocando a 23 km/h em direção ao oeste, estando a cerca de 1.000 km a leste-sudeste de Hong Kong.

 

Quais são as previsões meteorológicas relacionadas ao tufão?

 

As previsões indicam chuvas torrenciais com acumulados de até 400 mm em algumas áreas do norte de Luzon, além de rajadas de vento que podem chegar a 315 km/h.

 

Quais medidas estão sendo tomadas em Hong Kong e na China?

 

Em Hong Kong, o aeroporto suspenderá todos os voos por 36 horas a partir da noite de terça-feira, e as escolas ficarão fechadas. Na China, as autoridades preparam a realocação de 400 mil pessoas em áreas costeiras de Shenzhen e suspenderão trens em Guangdong.

 

Como Taiwan está se preparando para o tufão?

 

Em Taiwan, foram emitidos alertas marítimos e terrestres, com a suspensão de serviços de balsa e fechamento de trilhas naturais. No condado de Hualien, 300 moradores estão em alerta para evacuação.

 

Quais são as comparações feitas com tufões anteriores?

 

O governo de Hong Kong comparou as condições atuais com as de tufões devastadores anteriores, como o Hato, de 2017, e o Mangkhut, de 2018, que causaram mortes e destruição na região. Moradores começaram a estocar itens essenciais em preparação para a tempestade.

 

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.