Logo R7.com
RecordPlus

Cristina Kirchner usa imagem do papa para se promover em campanha e gera polêmica na Argentina

Propaganda causou mal-estar na Igreja católica e provocou críticas da oposição 

Internacional|Do R7

  • Google News
Cartaz com papa e Cristina Kirchner diz : "Nunca desanimem, não deixem que a esperança se apague"
Cartaz com papa e Cristina Kirchner diz : "Nunca desanimem, não deixem que a esperança se apague"

Um cartaz que mostra a presidente argentina, Cristina Kirchner, ao lado do papa Francisco durante a visita do Pontífice ao Brasil, divulgado amplamente durante a campanha eleitoral da Argentina, despertou críticas da oposição e mal-estar da igreja.

"Nunca desanimem, não deixem que a esperança se apague", diz a publicidade, citando uma frase do Papa, que na foto aparece cumprimentando Kirchner e Martín Insaurralde, principal candidato da situação para as primárias de 11 de agosto próximo, com vistas às legislativas de 27 de outubro.


Papa diz que preferiu correr riscos para poder encontrar a multidão

Ao voltar do Rio, papa terá que enfrentar denúncia envolvendo religioso do Vaticano


Antiga secretária de Néstor Kirchner admite caso duradouro com ex-presidente

O uso do cartaz "não caiu bem, inclusive estamos recebendo e-mails e ligações de gente que discorda totalmente da maneira como a foto foi usada", disse à AFP uma fonte eclesiástica que pediu para ter sua identidade preservada.


A fonte disse, no entanto, não estar a par de uma publicidade divulgada pela televisão, do candidato a deputado do PRO (direita), o rabino e opositor Sergio Bergman, no qual o Papa aparece em uma foto e o candidato afirma, "Sou um homem de fé", pedindo que votem nele.

Kirchner — ao lado de Insaurralde — saudou o pontífice no encerramento, neste domingo (28), da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, enquanto o Santo Padre presenteou a presidente com sapatos e meias para seu primeiro neto, Ivan Néstor, nascido em 16 de julho.


José de la Sota, governador da província de Córdoba (centro) e crítico do governo federal, afirmou: "O papa é um líder universal, todo mundo está feliz com ele. Tirar uma foto para fazer um cartaz de campanha é algo que nunca imaginei".

No entanto, Insaurralde, de 43 anos, prefeito da populosa Lomas de Zamora (periferia norte), destacou que o cartaz "não faz parte da campanha da Frente para a Vitória" (partido da presidente).

A candidata da opositora Frente Progressista, Margarita Stolbizer, criticou "a viagem de Insaurralde para conseguir uma foto com o papa, colocando os recursos públicos à disposição da candidatura do partido do governo".

A figura do papa e suas pregações despertaram a forte simpatia dos argentinos com seu compatriota, o primeiro pontífice latino-americano da história.

Sessenta e nove por cento dos 40,7 milhões de argentinos se dizem católicos, segundo dados da CELAM (Conferência Episcopal da América Latina).

A dez dias das primárias, o dissidente peronista Sergio Massa, prefeito da cidade de Tigre (periferia norte), lidera as preferências na província de Buenos Aires, o maior distrito eleitoral, com quase 40% das intenções de voto, embora Insaurralde tenha diminuído a distância nos últimos dias, segundo pesquisa divulgada esta semana.

Massa, ex-chefe de gabinete de Kirchner entre 2008 e 2009 que passou à oposição, soma 32,5%, e Insaurralde, 27,4%, enquanto na consulta anterior tinham, respectivamente, 33,7% e 22,8%, segundo a consultoria Poliarquía.

Kirchner assumiu a liderança da campanha da situação e Insaurralde a acompanha a quase todos os atos públicos, melhorando a popularidade do candidato, embora também tenha sido elogiado por sua gestão em Lomas de Zamora, um distrito comercial e industrial, de 600.000 habitantes.

Em 11 de agosto serão realizadas as eleições primárias e obrigatórias a todos os partidos para que sejam selecionados os candidatos para a renovação de metade da Câmara dos Deputados e de um terço do Senado em 27 de outubro, na metade do segundo mandato consecutivo de Kirchner, que termina em 2015.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.