Entenda como são escolhidos os vencedores do Prêmio Nobel e saiba quanto fatura um ganhador
Nomes serão anunciados no dia 10 de outubro
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

No dia 10 de outubro, serão divulgados os vencedores do Prêmio Nobel. A premiação tem mais de 300 indicados às categorias de física, química, medicina, literatura, paz e economia.
As indicações são realizadas por acadêmicos e líderes de governos de todo o mundo, que enviam os nomes ao comitê do Nobel, localizado na Noruega, até o dia 31 de janeiro.
Kristian Berg Harpviken, diretor do Instituto Nobel Norueguês, explica que as indicações são recebidas, filtradas e uma lista é enviada para o comitê. A lista ainda passa pelo crivo de especialistas e tende a diminuir.
Leia mais
O comitê, que toma a decisão final, é formado por cinco membros indicados pelo Parlamento norueguês. Os critérios para definir os vencedores devem seguir os desejos do criador do prêmio, Alfred Nobel, falecido em 1896.
Harpviken explica que Nobel indicou em seu testamento o desejo de premiar “aqueles que mais fizeram em favor da fraternidade entre as nações, do desarmamento e também da abolição de exércitos e de promover encontros para a paz.”
Entre os indicados deste ano, estão o Tribunal Penal Internacional, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a advogada e ativista Chow Hang-tung, o advogado canadense Irwin Cotler e o presidente norte-americano, Donald Trump.
“O comitê vai basear a escolha no testamento de Alfred Nobel. Eles vão olhar para o mundo, ver o que está acontecendo, quais são as tendências globais”, completa Kristian Berg Harpviken.
O vencedor recebe um diploma, uma medalha e 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a mais de R$ 6 milhões.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
