Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estados Unidos matam chefe da Al Qaeda em ataque no Afeganistão

Sucessor de Bin Laden, Ayman al-Zawahiri teria sido assassinado em bombardeio aéreo com um drone, segundo imprensa dos EUA

Internacional|

Osama bin Laden (à esq.) e Ayman al-Zawahiri em registro de 2001
Osama bin Laden (à esq.) e Ayman al-Zawahiri em registro de 2001 Osama bin Laden (à esq.) e Ayman al-Zawahiri em registro de 2001

Os Estados Unidos mataram neste domingo (31) o atual líder do grupo terrorista Al Qaeda, Ayman al-Zawahiri, segundo informações divulgadas pela imprensa americana nesta segunda-feira (1º). Al-Zawahiri passou a liderar a organização criminosa depois da morte de Osama bin Laden.

"Durante o fim de semana, os Estados Unidos realizaram uma operação antiterrorista contra um importante alvo da Al Qaeda no Afeganistão. A operação foi um sucesso, e não houve vítimas civis", declarou um funcionário do governo americano que não quis se identificar.

A fonte não deu detalhes sobre a operação ou a identidade do alvo, mas o presidente Joe Biden falará sobre o caso em pronunciamento pela televisão, informou a Casa Branca. Nesse comunicado, o líder americano deve confirmar a morte de Al-Zawahiri.

Ayman al-Zawahiri, sucessor de Bin Laden na Al Qaeda
Ayman al-Zawahiri, sucessor de Bin Laden na Al Qaeda Ayman al-Zawahiri, sucessor de Bin Laden na Al Qaeda

Esse anúncio ocorre quase um ano após a caótica retirada das forças americanas do Afeganistão, que permitiu aos talibãs retomar o controle do país após 20 anos.

Em meados de julho, os Estados Unidos anunciaram a morte do líder do grupo Estado Islâmico na Síria, Maher al Agal, durante um ataque com drones, uma operação que "enfraqueceu consideravelmente a capacidade" da organização "para preparar, financiar e realizar operações na região", afirmou um porta-voz militar americano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.