Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA abatem objeto em alta altitude que sobrevoava o Alasca

Autoridades militares aprovaram a operação após o 'sinal verde' do presidente americano, Joe Biden

Internacional|Do R7, com informações da AFP e da EFE

John Kirby falou com a imprensa para explicar incidente com objeto no Alasca
John Kirby falou com a imprensa para explicar incidente com objeto no Alasca John Kirby falou com a imprensa para explicar incidente com objeto no Alasca

Autoridades militares dos Estados Unidos anunciaram na tarde desta sexta-feira (10) que um caça americano abateu um objeto não identificado que sobrevoava, em alta altitude, o estado do Alasca. A autorização para a operação passou antes pelo presidente do país, Joe Biden.

Segundo informações da agência EFE, o "objeto" era do tamanho de um "pequeno veículo", e não se sabe se pertencia a uma nação, explicou John Kirby, um dos porta-vozes da Casa Branca.

No entanto, em princípio, o objeto seria diferente do "balão espião" da China que os Estados Unidos derrubaram no último sábado (4), depois de ele ter sobrevoado várias partes do país, destacou o porta-voz.

Segundo o secretário de imprensa do Pentágono, Patrick Ryder, os restos do objeto serão recolhidos por autoridades americanas para uma futura perícia. Ainda de acordo com a autoridade militar, o dispositivo representava "ameaça razoável" à aviação civil.

Publicidade

Questionado sobre por que esse objeto foi derrubado tão rapidamente após sua detecção, ao contrário do “balão espião” chinês, que voou pelos céus dos EUA por dias, Ryder indicou que cada caso é analisado individualmente.

Os Estados Unidos acusam o governo chinês de ter desenvolvido, com o envolvimento das Forças Armadas, um programa de balões para trabalhos de espionagem, que já teriam sobrevoado mais de 40 países nos cinco continentes.

Publicidade

A China diz que o balão que os EUA derrubaram no sábado era um dispositivo meteorológico que "desviou de seu curso original" por motivos de "força maior".

A descoberta desses balões desencadeou uma nova crise diplomática entre os EUA e a China e levou à suspensão de uma viagem que o secretário de Estado americano, Antony Blinken, pretendia fazer ao país asiático no fim de semana passado.

Marinha dos EUA divulga imagens do resgate do balão chinês no mar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.