Logo R7.com
RecordPlus
‌

EUA confirmam entrada do Peru no ‘Escudo das Américas’ em meio a viagem de Rubio na região

Adesão do país faz parte de uma tendência de alinhamento do Hemisfério Ocidental aos interesses americanos

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Peru aderiu ao "Escudo das Américas", uma coalizão de governos conservadores para combater cartéis de narcotráfico.
  • O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, destacou o alinhamento do Hemisfério Ocidental com interesses americanos.
  • Rubio mencionou que a estratégia de segurança dos EUA prioriza o fortalecimento de sua presença na região.
  • Em relação ao petróleo da Venezuela, Rubio afirmou que parcerias com os EUA são mais vantajosas e espera um governo democraticamente eleito no país.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Rubio viaja também para Colômbia e Equador nessa semana Kevin Lamarque/Reuters - 04.08.2026

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou nesta terça-feira (8) que o Peru aderiu ao “Escudo das Américas”, uma coalizão de governos conservadores com o objetivo central de enfrentar cartéis de narcotráfico na região.

“Estamos sincronizando esforços para proteger nosso hemisfério de ameaças transnacionais e regionais, dando as boas-vindas ao Peru — agora um importante aliado extra-Otan — ao Escudo das Américas”, escreveu Rubio em um artigo publicado no jornal El Comercio.

‌

Em uma coletiva de imprensa antes da viagem desta semana pela América do Sul, que tem como destino, além do Peru, Colômbia e Equador, o secretário disse que o movimento faz parte de uma tendência observada no Hemisfério Ocidental de alinhamento com os EUA e com os interesses americanos.

Veja Também

“Nossa Estratégia de Segurança Nacional aponta o fortalecimento da nossa presença no Hemisfério Ocidental como uma das nossas prioridades. E creio que esta viagem e estas reuniões servem para promover esse objetivo como parte da referida estratégia”, afirmou.

‌

Questionado sobre o interesse americano no petróleo da Venezuela, respondeu: “Diria a qualquer pessoa preocupada com o fato de os EUA estarem agindo de forma negativa no setor de energia o seguinte: É muito mais vantajoso para eles estabelecerem parcerias conosco.

Na prática, as empresas chinesas e russas detinham os direitos sobre os campos de petróleo, mas nunca os tornaram operacionais.

‌

Esses campos passarão a produzir e a gerar royalties e receitas para o povo venezuelano — futuramente por meio de um governo democraticamente eleito, o que esperamos que aconteça o mais breve possível”, disse.

Sobre os ataques à Arábia Saudita, Rubio disse que os Houthis são, em muitos aspectos, agentes e representantes dos iranianos.

‌

“Creio que também houve operações terrestres nas quais diversas forças estão enfrentando os Houthis e repelindo alguns dos avanços em terra que eles tentaram realizar. E estamos monitorando isso, como eu disse, muito atentamente”, afirmou.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.