EUA dão prazo até março para Irã cooperar com a agência da ONU
Americanos e israelenses ameaçam atacar os iranianos caso desenvolvam aramas atômicas
Internacional|“Ataque contra o Irã pode desencadear uma guerra”, diz ex-chefe da agência nuclear da ONU
Os Estados Unidos estabeleceram na quinta-feira (29) o prazo para até março para que o Irã comece a cooperar de fato com uma investigação da agência nuclear da ONU (Organização das Nações Unidas), afirmando que, caso isso não ocorra, eles vão sugerir a denúncia do caso no Conselho de Segurança da ONU.
Os comentários feitos pelo diplomata norte-americano Robert Wood ao conselho executivo da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sinalizaram a crescente frustração de Washington com a falta de resultados do inquérito da AIEA sobre as possíveis dimensões militares do programa nuclear de Teerã. O Irã diz que o programa tem apenas fins pacíficos.
"Se até março o Irã não começar uma cooperação substancial com a AIEA, os Estados Unidos pedirão ao conselho que considere relatar essa falta de progresso ao Conselho de Segurança da ONU", disse Wood, de acordo com uma cópia de suas declarações.
“Ataque contra o Irã pode desencadear uma guerra”, diz ex-chefe da agência nuclear da ONU
Coreia do Norte avança em construção de novo reator nuclear, diz agência da ONU
Egito vive cenas de batalha de rua
Vida humilhante: veja as piores formas de tratar um ser humano
"O Irã não pode ser autorizado a ignorar suas obrigações por tempo indefinido...o Irã precisa agir agora, de forma substancial", afirmou Wood.
O diretor da AIEA, Yukiya Amano, dissera mais cedo na quinta-feira que a agência da ONU não havia avançado na iniciativa de descobrir se o Irã trabalhou no desenvolvimento de uma bomba atômica.