F-15E: veja o caça enviado pelos EUA ao Oriente Médio em meio à tensão com o Irã
Ao menos 12 caças do governo americano partiram de base do Reino Unido
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ao menos 12 caças F-15E dos Estados Unidos foram deslocados para a Jordânia, reacendendo o alerta do Irã sobre a escalada militar americana no Oriente Médio.
Segundo dados obtidos a partir do monitoramento de voos militares, os caças do governo americano partiram da base de Lakenheath, no Reino Unido, para a base de Muwaffaq, uma das principais na Jordânia.
Esse tipo de caça funciona com dupla função e é projetado para realizar missões ar-ar e ar-solo. Um conjunto de sistemas permite que a aeronave faça ataques em baixa altitude, de dia ou de noite e em todas as condições climáticas.
LEIA MAIS
A aeronave utiliza dois tripulantes, sendo um piloto e um oficial de sistemas de armas. Além disso, tem a capacidade de abrir caminho e identificar um alvo a longas distâncias.
O primeiro modelo de produção do F-15E foi entregue em abril de 1988. O modelo pode carregar 10,4 toneladas de armamentos variados. Há cerca de 35 desses aviões no Oriente Médio.
Apesar da mobilização militar, o presidente americano, Donald Trump, disse, na sexta-feira (16), ter se convencido a não atacar o Irã, depois que o país cancelou a execução de 800 manifestantes presos.
O republicano chegou a afirmar que tomaria “medidas muito duras”, sem detalhar quais, se o país começasse a enforcar os que protestavam contra o regime.
Autoridades de segurança iranianas informaram que 3.000 pessoas foram presas durante os protestos. Organizações de direitos humanos estimam que o número real seja de 20 mil detidos e mais de 3.000 mortos.
Em discurso transmitido na televisão estatal, o aiatolá Ali Khamenei admitiu, pela primeira vez, o alto número de mortes nos protestos no país.
Sem citar a repressão das forças de segurança do regime, o líder supremo do Irã responsabilizou Trump pelas mortes.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











