Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Finlândia é eleita o país 'mais feliz do mundo'; Brasil ocupa 39ª posição, segundo estudo da ONU

Na classificação do Relatório de Felicidade Mundial, o Afeganistão ficou em último lugar; entre os latino-americanos, o Brasil aparece atrás apenas da Costa Rica e do Uruguai

Internacional|Do R7

Finlandeses comemoram vitória no hockey de gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim
Finlandeses comemoram vitória no hockey de gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim Finlandeses comemoram vitória no hockey de gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

A Finlândia é o "país mais feliz do mundo", pelo quinto ano consecutivo, na classificação World Happiness Report (Relatório de Felicidade Mundial), em que o Afeganistão aparece em último lugar.

O Brasil ocupa a 39ª posição, o terceiro país latino-americano mais bem colocado, atrás da Costa Rica (23ª) e do Uruguai (30º). Entre os latinos, a Venezuela (108ª) é o país que está na pior posição, atrás inclusive do Iraque.

"Os três avanços mais importantes foram da Sérvia, Bulgária e Romênia. Os retrocessos mais fortes aconteceram com Líbano, Venezuela e Afeganistão", segundo o World Happiness Report, um estudo financiado pela ONU que começou há dez anos.

A Finlândia, com nota 7,82 em uma escala que vai até 10, supera Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda, países que completam o grupo de cinco mais felizes do mundo.

Publicidade

O relatório é baseado em pesquisas que questionam as pessoas sobre a sensação de felicidade e cruzam as informações com dados do PIB, níveis de liberdade individual ou de corrupção, entre outros dados.

"A lição obtida do relatório, nesses dez anos, é que a generosidade entre as pessoas e a honestidade dos governos são cruciais para o bem-estar”, afirmou Jeffrey Sachs, um dos coautores do relatório. "Os líderes mundiais deveriam levar isso em consideração", acrescentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.