Geração Z usa ‘código secreto’ de emojis para enganar gerações mais velhas; entenda fenômeno
Na lógica dos mais jovens, tristeza agora é rosa murcha e risada virou cadeira ou bonde aéreo
Internacional|Do R7

A Geração Z está usando um código secreto de emojis para confundir as gerações mais velhas nas redes sociais. Em vez dos símbolos tradicionais, como o rosto chorando de rir (😂) ou o coração partido (💔), os jovens estão adotando alternativas inesperadas que deixam muitos usuários sem entender o que está acontecendo.
Segundo reportagem do Daily Mail, a tendência tem um objetivo claro. “Para as pessoas predominantemente mais jovens, ‘cronicamente online’, surfar na onda das tendências emergentes ajuda a forjar identidade e criar distância das gerações mais velhas ‘desconectadas’”, explicou a Emojipedia, um site que funciona como uma espécie de dicionário de emojis. A plataforma também destaca que, “em uma cultura moldada pela podridão cerebral, pós-ironia e pavor existencial, evitar o mainstream é uma medalha de honra”.
Três emojis se tornaram os principais símbolos desse código. O primeiro é a rosa murcha (🥀), usada para expressar tristeza no lugar do clássico coração partido. “O emoji de flor murcha, às vezes chamado de ‘rosa morta’ ou ‘flor morta’, foi considerado o emoji escolhido para transmitir tristeza, substituindo o coração partido”, informou a Emojipedia ao Daily Mail.
Leia mais:
O segundo é o emoji de cadeira (🪑), usado no lugar do rosto chorando de rir (😂). A origem da tendência remonta a 2021, quando o criador de conteúdo Anthony Mai pediu, em um vídeo no TikTok, que seus seguidores enviassem emojis de cadeira nos comentários de vídeos como uma brincadeira.
“Nos dias seguintes, a piada da cadeira por risadas se espalhou como fogo nas redes sociais, com emojis de cadeira aparecendo em todos os comentários de vídeos do TikTok e como temas dos próprios vídeos, confundindo grande parte da internet”, explicou a Emojipedia.
O terceiro é o emoji de bonde aéreo (🚡), também usado para representar riso. A ideia surgiu de um vídeo recente do youtuber John Casterline, que incentivou seu público a substituir o emoji tradicional de risada pelo teleférico.
“Eu criei um plano onde podemos fazer desse emoji um dos mais usados, pelo menos no YouTube”, explicou no vídeo. O criador ainda pediu que seus seguidores não revelassem o significado. “Se alguém não sabe por que você está fazendo isso, não conte a ele. Vamos confundir todas as pessoas que não viram esse vídeo”, completou.
Para a Emojipedia, o fenômeno reforça uma dinâmica recorrente nas plataformas. “O meme do bonde aéreo para rir provou mais uma vez que o humor aparentemente sem sentido da Geração Z, em sua manifestação como o paradigma do meme de substituição de emojis, ressoa com pelo menos alguns usuários, vez após vez”, afirmou.
A proliferação desses emojis gerou uma onda de confusão nas redes. “Por que todo mundo está usando o emoji da cadeira como emoji de risada?”, questionou um usuário no TikTok. Outro desabafou: “O que há de errado com esse emoji de rosa e por que todo mundo está usando? Tenho visto isso cada vez mais ultimamente — não entendo nada”.
A tendência, segundo a Emojipedia, reflete mais do que uma piada interna. É uma forma de reforçar a identidade digital de quem entende as regras não ditas da linguagem online, deixando de fora quem não faz parte desse universo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp










