Israel encoraja habitantes de Gaza a irem para o sul, onde esforços humanitários 'aumentarão'
No total, 84 caminhões de ajuda humanitária conseguiram chegar a Gaza via Egito, desde 21 de outubro
Internacional|Do R7
O Exército israelense instou os civis da Faixa de Gaza a se deslocar para o sul do território, onde, neste domingo (29), os esforços humanitários do Egito e dos Estados Unidos "aumentarão", declarou a força em uma postagem na rede social X. "Os civis do norte de Gaza e da cidade de Gaza devem temporariamente se deslocar para o sul de Wadi Gaza, uma área mais segura, onde poderão receber água, comida e medicamentos", afirmou.
"Amanhã [domingo], os esforços humanitários feitos pelo Egito e pelos Estados Unidos aumentarão", acrescentou o Exército, que tem bombardeado Gaza incessantemente desde o sangrento ataque de 7 de outubro pelo movimento terrorista Hamas.
Além disso, desde 9 de outubro, Israel impôs um "cerco total" e cortou o fornecimento de água, eletricidade, comida e combustível para esse território de 2,4 milhões de habitantes, bloqueado por terra, mar e ar desde que o Hamas chegou ao poder, em 2007.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
No total, 84 caminhões de ajuda humanitária conseguiram chegar a Gaza via Egito desde 21 de outubro, de acordo com a ONU, que considera necessário pelo menos cem caminhões diariamente.
O ataque do Hamas causou mais de 1.400 mortes, a maioria de civis, segundo as autoridades israelenses. O Exército de Israel também afirmou que 230 pessoas foram sequestradas pelos combatentes islâmicos.
Por outro lado, os bombardeios em Gaza resultaram em mais de 8.000 mortes, metade delas de crianças, conforme o Ministério da Saúde do movimento palestino.
© Agence France-Presse
Veja também: Gaza é campo de batalha terrestre: as fotos mais marcantes da guerra de Israel contra o Hamas
" gallery_id="653adad4ca9084a33a000540" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/israel-encoraja-habitantes-de-gaza-a-irem-para-o-sul-onde-esforcos-humanitarios-aumentarao-29102023"]