Japão descobre mais de 7.000 ilhas em seu território
Última contagem foi realizada há mais de 30 anos e desconsiderou porções pequenas de terra ou que ficam muito próximas
Internacional|Matheus Borges*, do R7
O Japão descobriu mais de 7.000 ilhas em seu território, de acordo com um recente estudo geográfico.
A última contagem, realizada no ano de 1987, mostrou que o território japonês era formado por 6.852 ilhas. O novo levantamento contabilizou 14.125 ilhas japonesas.
A necessidade de um novo estudo surgiu em dezembro de 2021, quando um parlamentar alegou em uma sessão que os dados eram antigos e que o número de ilhas que formam o Japão poderia ser muito maior.
"Uma compreensão precisa do número de ilhas é uma importante questão administrativa relacionada ao interesse nacional", afirmou o legislador ao Kyodo News.
O último levantamento utilizou métodos manuais e antigos para realizar a contagem e deixou de registrar algumas ilhas que estão em rios e em lagos, porções de terra que são muito próximas e também bancos de areia.
Além disso, atividades sísmicas e erupções vulcânicas que ocorreram no Japão criaram novas ilhas desde o último estudo, 35 anos atrás.
Para esse novo levantamento, geógrafos usaram tecnologia de ponta, com mapeamento avançado e cruzamento de referências com fotos antigas. Os pesquisadores não consideraram nada que não tivesse pelo menos 100 metros de circunferência.
O Japão reivindica ainda as ilhas do território russo Curilas do Sul, chamadas pelos japoneses de Territórios do Norte. A disputa pela região acontece desde a invasão soviética do Japão, no final da Segunda Guerra Mundial.
Kyodo News acrescentou que o novo número ainda pode mudar, devido aos ajustes finais feitos pelos geógrafos. No entanto, é improvável que o tamanho do território do Japão ou de suas águas aumente consideravelmente.