Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovens iranianas são detidas após dançarem sem véu em trend do TikTok

Autoridades de Teerã obrigaram meninas a se desculparem por vídeo, e conteúdo preocupou internet

Internacional|Larissa Crippa*, do R7

Jovens gravaram vídeo dançando para TikTok e foram detidas por polícia, que exigiu desculpas públicas
Jovens gravaram vídeo dançando para TikTok e foram detidas por polícia, que exigiu desculpas públicas Jovens gravaram vídeo dançando para TikTok e foram detidas por polícia, que exigiu desculpas públicas

Cinco jovens iranianas postaram no TikTok um vídeo dançando a música viral Calm Down e acabaram detidas pelas autoridades do país. A faixa do cantor Rema, com participação de Selena Gomez, está em alta na plataforma.

Segundo relatos de um site iraniano de notícias, as imagens viralizaram no dia 8 de março e acumularam milhões de visualizações desde então.

Na gravação, é possível ver garotas iranianas dançando e se divertindo sem o tradicional véu islâmico e com roupas modernas, um pouco mais justas e curtas. O caso aconteceu em Ekbatan, bairro da capital Teerã, região bastante afetada por protestos a favor dos direitos humanos nos últimos meses.

Reportagem do canal Vice publicou que o regime de Teerã foi até o apartamento das meninas para detê-las assim que viram a gravação viral. A versão original foi removida da rede social (embora seja possível encontrá-la através de outras contas). Durante a apreensão, a polícia fez com que elas gravassem um segundo vídeo, completamente cobertas, pedindo desculpas pelo que fizeram.

Publicidade

O novo vídeo preocupou os internautas, que suspeitam que as meninas que aparecem na filmagem não sejam as mesmas da dancinha.

"Não acho que essas sejam elas, essas pessoas estão todas cobertas e distantes da câmera, não dá para saber bem, mas parecem diferentes. As originais com certeza ainda não foram soltas", comentou uma usuária da rede.

Publicidade

Leia também

"E mesmo se forem, tenho medo de que tenham gravado isso antes de fazerem alguma coisa com elas. Ninguém sabe dizer onde essas meninas estão agora", complementou outra.

Até agora, nenhuma agência de notícia conseguiu verificar se as mulheres que aparecem no vídeo são as originais, ou como essas jovens estão agora. 

Publicidade

A situação gerou um movimento de resistência nas redes, onde cada vez mais iranianas compartilham vídeos dançando Calm Down. Selena Gomez e Rema também se pronunciaram, garantindo que estão do lado das garotas e desejam força para as mulheres do Irã.

Após muita pressão, as autoridades locais haviam flexibilizado as restrições do uso do véu, mas anunciaram no começo deste ano que pretendem voltar com a rigidez. O Irã vive um cenário violento de repressão intensa e as manifestações não têm prazo para acabar. A população continua lutando por mais direitos diariamente. 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr. 

Caças MiG-29 entregues à Ucrânia decolam na vertical, disparam até 6 mísseis e passam de 2.400 km/h

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.