Libaneses vão às ruas comemorar 1º aniversário de protestos

Milhares de pessoas foram às ruas lembrar de vítimas de explosão no porto de Beirute e pedir por mudanças na alta cúpula do governo

Milhares de pessoas protestaram no Líbano neste sábado (17)

Milhares de pessoas protestaram no Líbano neste sábado (17)

Aziz Taher/Reuters - 17.10.2020

Milhares de libaneses foram às ruas do país neste sábado (17) para comemorar o 1º aniversário do começo dos protestos, que mudaram o cenário político do país. Há um mês, as altas cúpulas do governo começaram a ruir, mas ainda não há uma mudança concreta no cenário político.

Depois que uma explosão devastou o porto de Beirute em agosto, o país passou por uma série de mudanças na alta cúpula do governo, com a renúncia do premiê Hassan Diab e parte do seu gabinete.

Com a saída de Diab, o governo francês pressionou o Líbano para anunciar um novo mandatário. Mustapha Adib aceitou o cargo, mas renunciou menos de um mês depois.

Além dos protestos, os manifestantes também vão fazer uma vigília à luz de velas para lembrar das 200 vítimas da explosão. O incidente ainda está sendo investigado, mas a população acusa a negligência do governo como a maior culpada pela tragédia.