Internacional Macron fala com presidente da Ucrânia após conversa com Putin

Macron fala com presidente da Ucrânia após conversa com Putin

Diálogo faz parte dos 'últimos esforços possíveis e necessários para evitar um grande conflito', conforme declarou o governo francês

AFP
Emmanuel Macron busca o diálogo

Emmanuel Macron busca o diálogo

Ludovic Martin/AFP - 02.02.2022

O presidente da França, Emmanuel Macron, está em diálogo com seu colega ucraniano, Volodmir Zelenski, depois de manter uma conversa durante o dia com o líder russo Vladimir Putin em seu gabinete, anunciou o Palácio do Eliseu neste domingo (20).

"A entrevista telefônica com o presidente Putin durou uma hora e 45 minutos. O presidente da República está agora em uma ligação telefônica com o presidente Zelenski", disse a Presidência francesa.

Antes da conversa com Putin, a Presidência francesa informou que esse diálogo faz parte dos "últimos esforços possíveis e necessários para evitar um grande conflito na Ucrânia", em um momento de tensão máxima.

No sábado, Macron conversou com Zelenski, que disse que "não responderia a provocações" da Rússia na linha de frente com os separatistas de Donbas, segundo a Presidência francesa. Ele também pediu a Macron que expressasse a Putin "a prontidão da Ucrânia para o diálogo".

Em uma conferência de segurança em Munique, porém, Zelenski exortou os Estados Unidos e a Otan a abandonarem a política de "apaziguamento" com a Rússia e aumentarem a ajuda militar a Kiev. 

Últimas