Maior meteorito de Marte já encontrado na Terra será leiloado por até R$ 22 milhões
Peça poderá ser adquirida por colecionadores ou instituições; especialistas criticaram leilão
Internacional|Do R7

A maior rocha marciana já identificada na Terra será leiloada pela Sotheby’s no próximo dia 16 de julho. Pesando 24,67 quilos, o meteorito NWA-16788 foi encontrado em novembro de 2023 no deserto do Saara, no Níger, por um caçador anônimo. A peça é avaliada em até 2,9 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 22 milhões.
O meteorito é 70% maior que o anterior recordista, encontrado em 2021 no Mali, também no continente africano. De mais de 77 mil meteoritos reconhecidos no planeta, menos de 400 têm origem confirmada em Marte.
Segundo a Sotheby’s, o estado de preservação indica que ele chegou recentemente à Terra, com pouco desgaste físico ou químico desde sua queda.
Leia mais
A rocha foi oficialmente identificada como marciana após análise de uma amostra enviada ao Museu de Astronomia de Xangai, na China, que confirmou a origem com base em composição isotópica.
Acredita-se que o fragmento tenha sido ejetado de Marte após o impacto de um asteroide, viajando pelo espaço até cair na Terra. Antes de ser colocado à venda, ele foi exibido em 2024 na Agência Espacial Italiana, em Roma, e em uma galeria na Toscana.
A venda, no entanto, levantou críticas entre especialistas. O paleontólogo Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, afirmou que o meteorito deveria estar em um acervo público. “Seria uma pena se ele desaparecesse no cofre de um oligarca”, disse à CNN. “Ele pertence a um museu, onde pode ser estudado e apreciado por crianças, famílias e pelo público em geral.”
A cientista planetária Julia Cartwright, da Universidade de Leicester, também comentou o caso. “O interesse científico permanecerá. O novo proprietário pode estar muito interessado em aprender com isso, então ainda podemos obter muita informação científica a partir disso”, disse ela.
A peça será leiloada em formato online a partir das 14h (horário local) e poderá ser adquirida por colecionadores ou instituições científicas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
