Mais de cinco milhões de ucranianos fugiram de seu país após invasão russa, diz ONU
Saídas configuram o fluxo de refugiados mais acelerado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial
Internacional|Do R7
Mais de 5 milhões de ucranianos fugiram de seu país após a invasão russa, informa a ONU em um balanço divulgado nesta quarta-feira (20), o que configura o fluxo de refugiados mais acelerado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 5.034.439 ucranianos deixaram o país desde o início da invasão, em 24 de fevereiro.
Também nesta quarta-feira, autoridades ucranianas anunciaram que fizeram um acordo com a Rússia para abrir um corredor humanitário com o objetivo de retirar civis de Mariupol para a cidade de Zaporizhzhia, no sul do país. A cidade portuária está sitiada há semanas por tropas russas.
Desde o último sábado, nenhum corredor humanitário operava na Ucrânia devido à falta de acordos com Moscou, que intensificou seus ataques no leste ucraniano nos últimos dias.
Leia também
De acordo com dados divulgados na última terça-feira (19) pelo Ministério da Reintegração da Ucrânia, 300 mil pessoas foram retiradas por essas rotas de fuga desde o início da guerra.