Rússia x Ucrânia

Internacional Mais de cinco milhões de ucranianos fugiram de seu país após invasão russa, diz ONU

Mais de cinco milhões de ucranianos fugiram de seu país após invasão russa, diz ONU

Saídas configuram o fluxo de refugiados mais acelerado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial

AFP
Ucranianos esperam para sair de ônibus de Mariupol

Ucranianos esperam para sair de ônibus de Mariupol

Alexander Ermochenko/Reuters - 05.04.2022

Mais de 5 milhões de ucranianos fugiram de seu país após a invasão russa, informa a ONU em um balanço divulgado nesta quarta-feira (20), o que configura o fluxo de refugiados mais acelerado na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 5.034.439 ucranianos deixaram o país desde o início da invasão, em 24 de fevereiro.

Também nesta quarta-feira, autoridades ucranianas anunciaram que fizeram um acordo com a Rússia para abrir um corredor humanitário com o objetivo de retirar civis de Mariupol para a cidade de Zaporizhzhia, no sul do país. A cidade portuária está sitiada há semanas por tropas russas.

Desde o último sábado, nenhum corredor humanitário operava na Ucrânia devido à falta de acordos com Moscou, que intensificou seus ataques no leste ucraniano nos últimos dias.

De acordo com dados divulgados na última terça-feira (19) pelo Ministério da Reintegração da Ucrânia, 300 mil pessoas foram retiradas por essas rotas de fuga desde o início da guerra. 

Últimas