Rússia x Ucrânia

Internacional Militares ucranianos serão treinados nos EUA para uso de bateria antiaérea

Militares ucranianos serão treinados nos EUA para uso de bateria antiaérea

Grupo de pelo menos 90 pessoas vai aprender a operar, manter e sustentar o sistema defensivo fornecido pelo governo americano

Agência EFE
Militares americanos serão treinados por meses para usar o sistema antiaéreo Patriot

Militares americanos serão treinados por meses para usar o sistema antiaéreo Patriot

Sam Yeh/AFP - 20.7.2006

Os Estados Unidos vão treinar militares ucranianos em seu território, especificamente no estado de Oklahoma, para o uso de baterias antiaéreas Patriot que o país anunciou que enviará à Ucrânia.

O porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, disse em entrevista coletiva que o treinamento começará na próxima semana com um grupo inicial de entre 90 e 100 militares ucranianos na base Fort Sill, em Oklahoma.

Os militares vão aprender a "operar, manter e sustentar o sistema defensivo durante um período de treinamento que deve durar vários meses", acrescentou.

Ryder não especificou se no futuro haverá mais ucranianos treinando o uso dos Patriots — os EUA anunciaram por enquanto que enviarão apenas uma bateria — e lembrou que uma bateria antiaérea desse tipo requer ao menos 90 pessoas dedicadas a sua operação e manutenção.

O porta-voz explicou que foi decidido realizar esse treinamento nos EUA, e não na Europa, porque a escola de treinamento para o uso do Patriot, tanto para as forças americanas como para seus aliados, fica em Fort Sill.

Portanto, os militares ucranianos serão treinados naquela base militar para que a capacitação possa ser concluída o mais rápido possível.

"Os Patriot contribuirão para a capacidade de defesa aérea da Ucrânia", disse Ryder, além de ressaltar que a Rússia intensificou os bombardeios na Ucrânia.

Ele acrescentou que as baterias ajudarão os ucranianos, que vão escolher os alvos, a "abater mísseis balísticos e aeronaves do adversário".

O porta-voz disse que desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, os EUA têm fornecido treinamento militar às forças ucranianas em seu território, mas não revelou de qual tipo ou a quantos.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em dezembro um pacote de ajuda militar de US$ 1,85 bilhão para a Ucrânia que pela primeira vez incluiu o sistema antiaéreo Patriot, que os ucranianos vinham pedindo havia meses.

Oficina na Ucrânia reforma carros sucateados para serem usados na guerra contra a Rússia

Últimas