Na 5ª tentativa, Conselho de Segurança renova auxílio para Síria
Operações de ajuda humanitária voltarão a ocorrer por uma única passagem via Turquia; auxílio é visto como salvação pelos sírios
Internacional|Do R7

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou no sábado a entrega de auxílio para a Síria através de uma travessia de fronteira pela Turquia, um dia depois de a autorização para a operação humanitária, que já dura seis anos, ter expirado, deixando milhões de civis sírios em um limbo.
As Nações Unidas descrevem o auxílio entregue pela Turquia como uma “salvação” para sírios no noroeste do país. O conselho, composto por 15 membros, estava em um impasse, com a maioria dos membros se voltando contra Rússia e China, aliadas da Síria, que se abstiveram no sábado (11) durante a quinta votação do conselho sobre o assunto esta semana.
Leia também
Rússia e China, que têm poder de veto, queriam cortar pela metade as passagens de fronteira pela Turquia, diminuindo para apenas uma, argumentando que o noroeste da Síria pode ser acessado através do interior do país.
Os países também queriam incluir uma linguagem que, segundo diplomatas ocidentais, culpava as sanções unilaterais contra a Síria pela crise humanitária.
O Embaixador da Alemanha na ONU, Christoph Heusgen, pediu a seus colegas chineses e russos para dizer a seus governos que ele havia perguntado: "como estas pessoas que deram as instruções para cortar o auxílio a 500.000 crianças… vão conseguir se olhar no espelho amanhã".
Membros do conselho também estavam divididos sobre renovar a autorização por mais seis meses ou um ano. A breve resolução finalmente adotada no sábado, que foi cunhada pela Alemanha e pela Bélgica, simplesmente autorizou uma travessia por um ano.