Negociadores das Farc são fotografados passeando de barco em Cuba
Internacional|Do R7
HAVANA, 4 Nov (Reuters) - Negociadores da guerrilha Farc foram fotografados descansando em um catamarã no litoral de Cuba, onde transcorrem há meses negociações de paz com o governo colombiano.
Alguns setores criticaram a imagem, difundida em redes sociais e meios de comunicação, enquanto outros minimizaram sua importância. Nas fotos, sem data, aparecem os rebeldes Iván Márquez e Jesús Santrich fumando charutos, junto com uma mulher não identificada.
"A foto é bastante bonita, me parece que dá uma imagem tranquila de uns guerrilheiros que têm direito ao descanso", disse o negociador da guerrilha Rodrigo Granda.
"Estamos numa ilha cheia de praias, de sol, de mar, e os guerrilheiros das Farc vêm trabalhando até altas horas da madrugada. Têm direito a um descanso, ninguém pode negar", acrescentou Granda, garantindo que a foto é antiga.
O ex-presidente Álvaro Uribe, crítico das negociações de paz, publicou a foto na sua conta do Twitter, chamando os guerrilheiros de "sibaritas" e lembrando que enquanto isso muitos sequestros ocorrem na Colômbia.
Já o deputado de esquerda Iván Cepeda disse que o importante é que haja um acordo entre o governo e as Farc para encerrar o conflito interno de quase meio século.
Nesta segunda-feira, havia a expectativa, afinal não realizada, de conclusão das discussões a respeito das garantias que a guerrilha deponha armas e se transforme em um partido político.
(Reportagem de Rosa Tania Valdés, em Havana; e de Luis Jaime Acosta, em Bogotá)









