Logo R7.com
RecordPlus

O que se sabe sobre os novos ‘aviões do juízo final’ testados pela Força Aérea dos EUA?

Aeronaves vão servir como centro de comando em casos de guerra nuclear, desastres ou outros conflitos de grande escala

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Força Aérea dos EUA está testando a nova geração de "aviões do juízo final".
  • As aeronaves Boeing 747-8 servirão como centros de comando em situações críticas, como guerras nucleares.
  • A Sierra Nevada foi contratada para construir cinco dessas aeronaves por US$ 13 bilhões.
  • Os novos aviões terão modificações para proteção contra radiação e pulsos eletromagnéticos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Boeing 747-8 será transformado em Centro de Operações Aerotransportadas de Sobrevivência da Força Aérea dos EUA Divulgação/Sierra Nevada Corp

A Força Aérea dos Estados Unidos iniciou os testes de voo da próxima geração de “aviões do juízo final”, as aeronaves que vão servir como centro de comando em casos de guerra nuclear, desastres ou outros conflitos de grande escala.

A proposta é transformar cinco aviões Boeing 747-8 para operarem no programa Centro de Operações Aerotransportadas de Sobrevivência da Força Aérea (SAOC, na sigla em inglês).


O SAOC foi criado para servir como um centro de comando e controle aéreo, utilizado nas circunstâncias mais catastróficas. Em caso de guerra nuclear ou outra calamidade generalizada que destrua ou interrompa a maioria dos centros de comando militar, o SAOC permitiria ao presidente dos Estados Unidos comandar as forças americanas e transmitir ordens do ar.

Leia mais

A frota atual de aviões do SAOC tem mais de meio século de existência e as aeronaves estão próximas do fim de sua vida útil.


Em 2024, a Força Aérea concedeu à empresa Sierra Nevada, também conhecida como SNC, um contrato de US$ 13 bilhões para construir cinco aeronaves SAOC, substituindo a frota envelhecida de quatro aviões E-4B Nightwatch da Força Aérea. A previsão é de que a Sierra Nevada conclua a obra até julho de 2036.

Os novos aviões estão sendo bastante modificados. Sua estrutura será capaz de protegê-los contra radiação e pulsos eletromagnéticos, além de contar com antenas de comunicação, computadores e sistemas de missão.


O primeiro 747-8 destinado a SAOC chegou ao centro de inovação e tecnologia da Sierra Nevada, no Aeroporto Internacional de Dayton, Ohio, em junho de 2024. Mais três 747-8 se seguiram, com o quarto tendo chegado em abril de 2025.

A Sierra Nevada realizou o primeiro voo do SAOC em 7 de agosto, como parte do processo de desenvolvimento de engenharia e fabricação do programa. Os testes de voo e em solo continuarão até 2026, principalmente em Dayton, Ohio, e Wichita, Kansas, informou a empresa.

Perguntas e Respostas

 

O que são os novos 'aviões do juízo final' testados pela força aérea dos EUA?

 

Os novos 'aviões do juízo final' referem-se a aeronaves projetadas para servir como centros de comando e controle em situações de crise, garantindo a continuidade das operações militares e governamentais.

 

Qual é a função desses aviões?

 

A principal função desses aviões é atuar como plataformas de comando em situações de emergência, permitindo que líderes militares e civis coordenem respostas a crises, mesmo em cenários de ataque nuclear ou outras ameaças significativas.

 

Quais são as características desses aviões?

 

Essas aeronaves são equipadas com tecnologia avançada de comunicação e defesa, além de serem projetadas para resistir a ataques e operar em ambientes hostis.

 

Quem está conduzindo os testes?

 

Os testes estão sendo realizados pela força aérea dos Estados Unidos, que avalia a eficácia e a capacidade operacional dessas aeronaves em diferentes cenários.

 

Quando os testes estão ocorrendo?

 

Os testes dos novos 'aviões do juízo final' estão em andamento, mas informações específicas sobre datas e resultados ainda não foram divulgadas.

 

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.