Obama diz ter sido um dos milhões inspirados por Mandela
"Não consigo imaginar minha vida sem o exemplo dele", disse
Internacional|Ansa
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quinta-feira (5) ter sido uma das milhões de pessoas que foram inspiradas pelo Prêmio Nobel da Paz sul-africano Nelson Mandela, que faleceu aos 95 anos nesta noite.
"Não consigo imaginar minha vida sem o exemplo de Mandela", disse Obama, acrescentando que "enquanto viver, continuarei aprendendo com ele".
África do Sul se despede de Mandela convivendo com racismo, desigualdade e violência
Relembre a trajetória de Nelson Mandela, símbolo da luta contra a segregação na África do Sul
"Meu primeiro ato político foi um protesto contra o aparheid [política de segregação racial vigente por muitos anos na África do Sul]", destacou o presidente, grande admirador do político eativista. "Estudei suas palavras. O dia em que ele foi libertado me deu um senso do que a humanidade é capaz de fazer", apontou.
O presidente dos EUA ainda destacou que Mandela "alcançou mais que o esperado de qualquer pessoa". "Perdemos um dos seres humanos mais corajosos e profundos, que tivemos oportunidade de conhecer", concluiu.
Mandela morreu aos 95 anos de idade, após enfrentar, por meses, problemas de saúde causados por uma infecção pulmonar reincidente.