Logo R7.com
RecordPlus

Operação de resgate de passageiros de navio preso na Antártida deve durar cinco horas

Os 74 passageiros a bordo da embarcação russa estão encalhados desde a véspera do Natal

Internacional|Do R7

  • Google News
Resgate está sendo feito em grupos
Resgate está sendo feito em grupos

Um helicóptero chinês iniciou nesta quinta-feira (2) as operações de retirada dos passageiros de um barco russo bloqueado há mais de uma semana na Antártida.

"O helicóptero chinês chegou a Shokalskiy", anunciou no Twitter Chris Turney, comandante da expedição.


"Vamos embora. Um grande agradecimento a todos", completou Turney, que divulgou um vídeo que mostra o helicóptero chinês voando do quebra-gelos Xue até uma pista de pouso marcada ao lado do navio russo.

Uma hora depois, um segundo vídeo mostrou o primeiro grupo de passageiros seguindo para o helicóptero.


A operação deve durar cinco horas, segundo a AMSA (Autoridade Australiana de Segurança Marítima).

O helicóptero tem que fazer cinco viagens de ida e volta.


Cada viagem dura 45 minutos e permite transportar 12 pessoas, informou a AMSA.

O navio russo Akademik Shokalskiy, com 22 tripulantes e 52 passageiros a bordo, entre cientistas e turistas, está bloqueado desde 24 de dezembro em uma área situada 100 milhas náuticas ao leste da base francesa Dumont d'Urville.


A operação de resgate começou mais tarde que o previsto em consequência das condições climáticas desfavoráveis.

Até então todas as tentativas de resgate haviam fracassado.

Os quebra-gelos foram obrigados a retornar pela incapacidade de fraturar as geleiras. Na segunda-feira (31), a embarcação australiana "Aurora Australis" também foi obrigada a desistir por causa do mau tempo.

A "Aurora Australis", no entanto, permaneceu na região para coordenar as operações com o quebra-gelos chinês.

O plano de resgate consiste em utilizar o helicóptero do Xue Long para levar os passageiros até o quebra-gelos, de onde serão levados de lancha para a Aurora Australis.

O helicóptero efetuará outras viagens para recuperar material científico e a bagagem dos passageiros.

A tripulação do Akademik Shokalskiy permanecerá a bordo até que a embarcação tenha condições de voltar a navegar.

Resgate aéreo dos passageiros presos em navio na Antártida é adiado novamente

Navio deve virar o ano encalhado no gelo da Antártida

Navio russo preso no gelo ainda espera resgate

A embarcação estava em uma zona apta para a navegação nesta época do ano, mas uma brusca mudança nas condições climáticas provocou uma deriva para uma zona glacial na qual permaneceu bloqueada.

A bordo do barco russo estavam cientistas e turistas que reproduziam a expedição histórica à Antártica realizada há um século (1911-1914) pelo explorador australiano Douglas Mawson. Também realizam alguns experimentos daquela expedição.

Todos a bordo celebraram o ano novo com alegria, cantando um hino que compuseram.

Chris Turney contou ter recebido 2014 com uma taça de vinho australiano, e que compor a música ajudou a manter o ânimo na embarcação.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.