Logo R7.com
RecordPlus

Polícia desarticula na Espanha órgão de comunicação do ELN colombiano

Infraestrutura foi utilizada para reivindicar autoria do atentado cometido em janeiro contra a Academia de Cadetes General Santander em Bogotá

Internacional|Da EFE

  • Google News
Organização terrorista ELN atua na Colômbia
Organização terrorista ELN atua na Colômbia

A Polícia Nacional da Espanha desarticulou a infraestrutura espanhola do órgão oficial de comunicação da organização terrorista colombiana ELN (Exército de Libertação Nacional), em uma operação na qual foi preso em Madri o seu administrador.

A infraestrutura foi utilizada pelos terroristas para reivindicar a autoria do atentado cometido em janeiro contra a Academia de Cadetes General Santander em Bogotá, no qual morreram 22 pessoas e 66 ficaram feridas.


Leia também

O detido, que é de nacionalidade espanhola, está sendo acusado de crime de terrorismo por abrigar a infraestrutura de propaganda e difusão de conteúdo do ELN, segundo informou a Direção Geral de Polícia da Espanha em comunicado.

Durante as investigações, constatou-se que o servidor de uma associação administrada pelo detido hospedava o site oficial do grupo na internet, chamado "eln-voces", e outros portais oficiais utilizados pela organização.


Também ficou comprovado que o detido administrava a infraestrutura utilizada para trabalhos de propaganda e comunicação oficial do ELN, acrescentou a Direção Geral de Polícia.

As investigações começaram quando se soube que o ELN utilizou seu site oficial, hospedado em servidores da associação espanhola, para reivindicar pela primeira vez a autoria do atentado cometido em 17 de janeiro contra a Academia de Cadetes General Santander em Bogotá.


Um integrante do ELN provocou a explosão do veículo que conduzia carregado com 80 quilos de pentolite ao chocá-lo contra os muros do alojamento da escola policial.

Durante a operação, realizada com a colaboração da polícia colombiana, os agentes fizeram duas diligências, uma na residência do detido e outra na sede da associação que ele administrava.

A operação resultou na detenção do suspeito no sábado, acusado de crime de terrorismo por abrigar infraestrutura de propaganda e difusão de conteúdo do ELN.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.