Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polônia sofre ciberataque 'sem precedentes' na história

Ataques foram direcionados a diversas pessoas, entre elas, o ministro responsável pelo programa nacional de imunização 

Internacional|Do R7

Os hackers realizaram ataque em massa de contas de usuários na Polônia
Os hackers realizaram ataque em massa de contas de usuários na Polônia Os hackers realizaram ataque em massa de contas de usuários na Polônia

A Polônia sofreu um "ciberataque sem precedentes", declarou nesta terça-feira (15) a vice-presidente do Parlamento, Malgorzata Kidawa-Blonska, que anunciou uma reunião a portas fechadas da instituição a pedido do primeiro-ministro.

"Ouviremos as explicações e informações do primeiro-ministro", Mateusz Morawiecki, disse à imprensa Malgorzata Kidawa-Blonska.

"Somos alvo de um ciberataque sem precedentes contra a Polônia, contra as instituições polonesas e os usuários de e-mail", afirmou o porta-voz do governo, Piotr Muller, ao canal de televisão Polsat News.

Na sessão, Morawiecki mostrará aos deputados documentos secretos sobre os ciberataques "em grande escala", acrescentou.

Publicidade

Na semana passada, o ministro responsável pelo programa nacional de imunização, Michal Dworczyk, foi vítima de um ciberataque em seu e-mail privado.

Algumas das mensagens foram publicadas na rede social Telegram.

Publicidade

Os ataques "não se limitam ao ministro Dworczyk, aos membros do governo, ao partido governante PiS (conservador-nacionalista), mas abrangem um grande grupo de pessoas", disse Muller.

Dworczyk afirmou na semana passada que "a sintaxe e o idioma das mensagens, assim como os metadatos dos arquivos publicados, indicam que esses materiais poderiam ser preparados e processados por pessoas que falam russo".

Publicidade

Segundo os veículos de comunicação, o e-mail de Dworczyk continha documentos oficiais, incluindo alguns secretos, o que ele nega.

Os hackers também atacaram as contas da esposa de Dworczyk nas redes sociais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.