Internacional Polônia sofre ciberataque 'sem precedentes' na história

Polônia sofre ciberataque 'sem precedentes' na história

Ataques foram direcionados a diversas pessoas, entre elas, o ministro responsável pelo programa nacional de imunização 

AFP
Os hackers realizaram ataque em massa de contas de usuários na Polônia

Os hackers realizaram ataque em massa de contas de usuários na Polônia

Freepik

A Polônia sofreu um "ciberataque sem precedentes", declarou nesta terça-feira (15) a vice-presidente do Parlamento, Malgorzata Kidawa-Blonska, que anunciou uma reunião a portas fechadas da instituição a pedido do primeiro-ministro.

"Ouviremos as explicações e informações do primeiro-ministro", Mateusz Morawiecki, disse à imprensa Malgorzata Kidawa-Blonska.

"Somos alvo de um ciberataque sem precedentes contra a Polônia, contra as instituições polonesas e os usuários de  e-mail", afirmou o porta-voz do governo, Piotr Muller, ao canal de televisão Polsat News.

Na sessão, Morawiecki mostrará aos deputados documentos secretos sobre os ciberataques "em grande escala", acrescentou.

Na semana passada, o ministro responsável pelo programa nacional de imunização, Michal Dworczyk, foi vítima de um ciberataque em seu e-mail privado.

Algumas das mensagens foram publicadas na rede social Telegram.

Os ataques "não se limitam ao ministro Dworczyk, aos membros do governo, ao partido governante PiS (conservador-nacionalista), mas abrangem um grande grupo de pessoas", disse Muller.

Dworczyk afirmou na semana passada que "a sintaxe e o idioma das mensagens, assim como os metadatos dos arquivos publicados, indicam que esses materiais poderiam ser preparados e processados por pessoas que falam russo".

Segundo os veículos de comunicação, o e-mail de Dworczyk continha documentos oficiais, incluindo alguns secretos, o que ele nega.

Os hackers também atacaram as contas da esposa de Dworczyk nas redes sociais.

Últimas